Chapada Diamantina e Oeste da Bahia terão 745 quilômetros de estradas recuperadas

As regiões da Chapada Diamantina e do Velho Chico (Oeste da Bahia) serão beneficiadas com a recuperação de aproximadamente 745 quilômetros de rodovias estaduais. O aviso de licitação para a execução dos serviços foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) do último sábado (31). A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 22 de outubro.

Para a Chapada Diamantina, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) anuncia  serviços em cerca de 610 km, na BA-046, entre Itaberaba e Iaçu; na BA-245, de Iaçu ao entroncamento da BA-142, que passa por Itaetê; na BA-142, do entroncamento da BR-242 a Barra da Estiva, passando pelo entroncamento da BA-245 e Mucugê, e na BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas, que passa por Abaíra. A obra vai atender 380 mil moradores de municípios da região como Seabra, Boninal, Iraquara, Piatã. A Chapada Diamantina se destaca por receber cerca de 130 mil turistas durante e pela produção de frutas tropicais como manga e goiaba.

No Velho Chico, a BA-160, que liga Ibotirama a Bom Jesus da Lapa, passando por Paratinga, vai ser recuperada em 136 quilômetros de extensão. O serviço contemplará mais de 177 mil moradores de Riacho de Santana, São Félix do Coribe, junto com Ibotirama, Paratinga e Bom Jesus da Lapa. A importância da região é pela presença de 8 parques solares em atividade no estado, pela pecuária e na fruticultura.

“Nos últimos anos, mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais foram recuperadas ou estão recuperação. Os serviços realizados na Chapada Diamantina e no Velho Chico vão beneficiar o desenvolvimento econômico do estado como a atração de novos negócios em geração de energia renovável, a agricultura, o turismo e a pecuária”, ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente