Embasa prepara terreno para início da construção da barragem do Catolé

Com ações de sustentação como o serviço de supressão vegetal da área que será alagada, investigações arqueológicas, instalação do viveiro de plantas nativas, resgate de fauna e flora, além da montagem do canteiro e recuperação das estradas de acesso ao local da obra, a empresa OAS, vencedora da licitação realizada pela Embasa, prepara o terreno para a construção da Barragem do Catolé, a 38 quilômetros de Vitória da Conquista, no município de Barra do Choça.

De acordo com o engenheiro da Embasa e fiscal da obra, Jackson José Rangel Silva, nesta etapa “os serviços contemplam ações para possibilitar o transporte adequado de materiais, equipamentos e a equipe de execução, além da supressão vegetal em conformidade com as diretrizes ambientais de maneira a não interferir na execução dos demais serviços que seguem um cronograma pré-estabelecido”.

A nova barragem ficará à jusante (sentido do fluxo da água) da confluência do Rio Catolé com o Ribeirão Água Fria, que forma o Rio Catolé Grande, e possibilitará o armazenamento de 23,4 bilhões de litros de água, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento da barragem de Água Fria II, que atende os municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. O reservatório ocupará uma área total de drenagem da bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados de espelho d’água de 160 hectares, altura do vertedouro de 53 metros e volume máximo normal de 23,73 bilhões de litros (23,73 hectômetros cúbicos) e vazão regularizada de 670 litros por segundo.

Com previsão de ficar pronta em junho de 2022, a Barragem do Catolé garantirá segurança hídrica para Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. A obra será executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da OAS, e terá investimento de R$ 210 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do governo do Estado.


FOTO: MELHORIA DO ACESSO AO LOCAL ONDE SERÁ FEITA A BARRAGEM (MAURI AZEVEDO/EMBASA)

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente