Eleições 2020 | Pesquisa realizada em Vitória da Conquista é mantida em segredo

Entre os dias 28 e 30 de agosto, pesquisadores de uma empresa de Salvador fizeram em Vitória da Conquista um levantamento sobre a avaliação da administração municipal e das intenções de votos para prefeito.

Segundo fonte do BLOG, as perguntas incluíam, além da opinião dos pesquisados sobre a gestão do prefeito Herzem Gusmão, também sobre o governo de Rui Costa e do presidente Jair Bolsonaro.

Na parte eleitoral, a pesquisa apresentava três cenários em que os principais nomes do PT (Guilherme Menezes, José Raimundo e Waldenor Pereira) se revezavam, os demais nomes mantidos, entre estes, Herzem, David Salomão, Fabrício Falcão e Ivan Cordeiro.

As perguntas incluíam os eventuais embates de segundo turno, com o prefeito Herzem Gusmão e cada um dos demais nomes. A fonte do BLOG não esclareceu se foi sondada a possibilidade de segundo turno sem o prefeito Herzem Gusmão.

Os pesquisadores também quiseram saber qual dos políticos apontados como possíveis candidatos a prefeito têm a rejeição do eleitor e quais seriam os apoios mais fortes, com maior capacidade de influência na eleição local. Nomes como do governador Rui Costa, dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, do prefeito de Salvador, ACM Neto, e do presidente Bolsonaro foram testados para saber se seus apoios são capazes de levar o eleitor a se decidir por um candidato.

O levantamento foi feito na sede e nos distritos, com entrevistas de fluxo (feitas com as pessoas na rua). Mas, quase um mês depois não houve qualquer divulgação do resultado. Tentamos ouvir pré-candidatos e líderes partidários locais, mas todos disseram não saber de nada. Quem mandou fazer a pesquisa a guardou a sete chaves e quem a viu preferiu o silêncio. Ou por estratégia, para não “chamar a atenção dos adversários”, ou porque os números não são bons para quem os esconde.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente