Cooperação com a vida | Coopmac participa de campanha nacional pela doação de órgãos

Nesta sexta-feira (27) se comemora o dia nacional da doação de órgãos, quando diversas organizações, em todo o país, enfatizam a importância do gesto. Em Vitória da Conquista, a Coopmac aderiu ao movimento “Coopere com a vida. Seja doador de órgãos”, liderado nacionalmente pela OCEB – Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia.

A campanha tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos e, principalmente, comunicar aos familiares sobre essa decisão.

Dados divulgados pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), ligada à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), apontam que a fila de espera por doação de órgãos é alta. A Bahia tem quase dois mil pacientes cadastrados em lista de espera para transplantes de rim, fígado, coração, pulmão e córnea.

Para diminuir essa fila e melhorar a qualidade de vida das pessoas que aguardam por um órgão, uma das ações seria atenuar os índices de recusa familiar à doação, pois ainda é uma das principais dificuldades apontadas pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Além da doação de órgãos, a campanha também destaca a importância de ser um doador de sangue. Em Vitória da Conquista  a doação de sangue pode ser realizada no Hospital São Vicente de Paulo, localizado na Rua Santos Dumont, 71, telefone para contato (77) 3427-0327, ou no Hospital Geral de Vitória da Conquista, localizado na Av. Filipinas, bairro Felícia, telefone para contato (77) 3427-4501.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente