Em busca do tempo perdido | Herzem vai mudar Comunicação de novo. Maria Marques deve assumir

No dia 21 de agosto de 2017, o Blog da Resenha Geral anunciou como nova secretária de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista a jornalista Maria Marques, uma das mais destacadas professoras do curso de Jornalismo da Uesb, com um histórico de atuação no segundo governo de Guilherme Menezes – de cujo marketing político cuidou na primeira reeleição – e responsável pelos programas de TV e de rádio das duas últimas campanhas de Herzem Gusmão a prefeito.

Na época, dissemos que “o governo acerta ao chamar Maria Marques para o lugar que era de André Ferraro, assim como acertou, inicialmente, ao desistir de fechar a Secretaria de Comunicação (Secom) e colocar Ferraro para dirigi-la. Maria conhece das duas coisas que interessam: comunicação e Vitória da Conquista. Cuidou do setor quando Guilherme Menezes era prefeito, fez quatro campanhas eleitorais no município – três para Herzem e uma para o PT -, é professora do curso de Jornalismo da Uesb e gosta de Herzem”.

Mas, Maria Marques não aceitou assumir o cargo e optou por passar um tempo em Lisboa, onde fizera seu doutorado em Comunicação, e depois em Niterói (RJ). No lugar dela foi nomeada Luciane Macário, depois Diego Gomes e, atualmente, é Mateus Nascimento Novais o titular da Secom.

O prefeito Herzem Gusmão, no entanto, nunca desistiu de Maria Marques na equipe. Ele credita a ela grande parte do êxito alcançado em sua trajetória política (uma suplência de deputado e a eleição de prefeito). Por isso, desde o início do ano vinha esperando que ela aceitasse o convite para cuidar da comunicação do governo e preparar o terreno para a campanha pela reeleição do prefeito. No dia 3 de maio deste ano, durante a visita de Herzem ao aeroporto Glauber Rocha, uma fonte governamental nos adiantou que haveria mudança na Secom, com a saída de Diego Gomes para ficar apenas com a Secretaria de Transparência e quem assumisse ficaria no cargo temporariamente, porque o prefeito havia convidado outra pessoa para a secretaria. A mudança poderia se dar a qualquer momento.

Dois meses depois, no dia 3 de agosto, a mesma fonte declarou que a pessoa convidada aceitara assumir a Secom e só estaria fazendo ajustes na agenda para se mudar para Vitória da Conquista, já que mora fora da Bahia. O BLOG tinha duas informações sobre quem seria a pessoa tão esperada e que substituiria Mateus Novais. Uma é de que seria um indicado da W4, de Lauro de Freitas, uma das três agências que atendem a conta de publicidade do governo Herzem, e a outra seria Maria Marques.

Hoje, ficamos sabendo que deverá ser mesmo Maria Marques, jornalista, ex-professora da Uesb, Mestre em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, a próxima secretária de Comunicação. Sua chegada está prevista para o começo do mês de outubro, no mais tardar antes do aniversário da cidade, em 9 de novembro.

O BLOG repete o que disse em agosto de 2017: Herzem acertou na escolha. Competente, Maria Marques terá que fazer um esforço hercúleo para reverter o desgaste construído por desacertos, comunicação ruim e equívocos políticos gigantescos, mas, pelo menos, chega num momento em que há uma reação sendo asfaltada, com o perdão da referência.

MUDANÇA NÚMERO 37

A mudança na Secom será a 37ª no atual governo, em 13 secretarias e na Emurc, envolvendo 49 nomes. Comunicação, Administração, Serviços Públicos, Saúde e Agricultura foram as que mais mexeram, com quatro mudanças e cinco titulares cada. As únicas secretarias que mantêm os mesmos titulares desde o começo da gestão de Herzem são Desenvolvimento Social, que tem a vice-prefeita Irma Lemos à frente; Infraestrutura (José Antônio Vieira), Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Cláudio Cardoso) e Transparência e Controle (Diego Gomes).

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente