Conquista | Instituto Incluso reúne 100 ciclistas no aniversário do projeto Nas Trilhas da Caatinga

No domingo (29), o Instituto Incluso promoveu um pedal comemorativo do primeiro ano de atividade do projeto Nas Trilhas da Caatinga, com a participação de 100 atletas de vários grupos de ciclismo da cidade que, aos poucos, estão dando uma nova identidade ao segmento e vêm mostrando a força deste esporte e o resultado na vida de quem pratica. O projeto é uma ação de inclusão social por meio do esporte, que conta com adeptos nos quatro cantos da cidade e que se encontram para desbravar os vários roteiros da caatinga conquistense.

Com destino ao distrito do Iguá, ciclistas de várias categorias apreciaram uma paisagem pitoresca, com aguadas, plantações e construções características de uma região de povo simples e trabalhador. “No pedal construímos novas relações, baseadas no respeito, na colaboração e no desejo de um mundo melhor”, diz Geovane Viana, coordenador da ação. Para ele, “organizar um evento desta natureza, com pessoas de todas as idades e características é um desafio. Porém, traz grande satisfação poder observar a alegria no rosto de cada um depois de alguns quilômetros de pedra, mato e poeira no rosto”.

“Foi muito tranquilo. O percurso agradável e os colegas muito prestativos. Além disso, muito organizado e dentro do que se espera de um evento deste porte”, comenta a professora Luzinete, ciclista desde janeiro de 2018 e que participa do projeto desde as primeiras edições. “Contemplamos lindas paisagens, algumas inéditas para a maioria! Essa é a diferença de participar do grupo Nas Trilhas da Caatinga”, finaliza.

“Este evento mostra a importância do ciclismo na cidade. Muito bem organizado, proporcionando lazer e esporte. A satisfação estava estampada em cada rosto. Nosso grupo está sempre presente em eventos que fortalecem este esporte”, comenta Ricardo Amaral, coordenador do Grupo Pedal Amigos da Onça.

O INSTITUTO

Fundado em 2007, O Instituto Incluso é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento nos mais diversos segmentos. Atualmente desenvolve ações de apoio à Economia Solidária, realiza ações culturais na área da leitura e literatura e mantém um curso comunitário de preparação para o vestibular e Enem. Mais informações em www.institutoincluso.org.br.


COM TEXTO E FOTOS DA ASCOM/INCLUSO

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente