Resultados da educação municipal no governo Herzem Gusmão são apresentados em SP

Os resultados que a educação de Vitória da Conquista vem acumulando ao longo dos últimos dois anos foram apresentados, neste último fim de semana (29), para profissionais que atuam na área, durante o Encontro Nacional Redes que Transformam – Educação. O evento, que reuniu 600 participantes de vários estados do país e do exterior, aconteceu em Embu das Artes (SP) e foi promovido pela Fundação Lemann.

O prefeito Herzem Gusmão esteve presente ao evento acompanhado da primeira dama Luci Gusmão e da equipe da Secretaria de Educação. “Neste fim de semana tivemos a oportunidade de trocar experiências com vários municípios que estão trilhando o mesmo caminho que o nosso, em busca de melhorar o ensino ofertado às nossas crianças. Estamos formando uma verdadeira rede em prol da educação. No entanto, o mais gratificante foi receber o reconhecimento das boas práticas que estamos implantando em Vitória da Conquista nos primeiros anos da nossa gestão, com o importante apoio do Programa Educar Para Valer”, destacou o gestor.

Segundo o secretário de Educação, Esmeraldino Correia, que estava acompanhado da equipe da Coordenação Pedagógica, “diversas práticas que foram apresentadas durante o evento já estão sendo executadas em Vitória da Conquista, o que torna nosso Município referência dentro da metodologia do programa Educar Para Valer. Isto nos dá a certeza que vamos conseguir alcançar uma nota surpreendente no próximo Ideb”.

O IDEB funciona como uma ferramenta para o acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica. Em Vitória da Conquista, as mudanças implantadas pela gestão atual, a partir de janeiro de 2017, por meio do Núcleo Pedagógico da SMED, ocasionaram o aumento da nota de 4.1 para 4.7. A meta para 2019 é de 5.2, no entanto, a Secretaria de Educação projeta um crescimento maior que o estipulado pelo Ministério da Educação.

O evento contribui para a troca de experiência entre os gestores da área de educação de todo o país. O Encontro Nacional Redes que Transformam 2019 traz palestras, rodas de conversa, oficinas e práticas pedagógicas voltadas para criação de políticas públicas para a educação.

NOTA DO EDITOR – Diversas matérias produzidas pela Secretaria de Comunicação (Secom) mencionam possíveis resultados positivos (e inéditos) obtidos pela administração do prefeito Herzem Gusmão na área da educação, nos últimos dois anos. Entretanto, não são apresentados dados ou índices que permitam à sociedade conhecer esses resultados. As matérias se restringem a informar sobre os eventos e as falas autoavaliativas do prefeito e/ou do secretário de Educação, Esmeraldino Correia. Fora isso, apenas a replicação dos números do IDEB, que já vinha em uma projeção de crescimento em anos anteriores e não correspondem ao período do convênio/parceria com a Fundação Lemann e do programa Educar pra Valer, de Sobral (CE).

É hora de a sociedade conhecer esses reultados em detalhes.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente