Conquista | Professora da rede municipal fala da alegria de ensinar e destaca a pedagogia do encantamento

Como os demais professores e professoras da Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista, a professora Lilian Leal acredita que a educação é o meio para melhorar e mudar a vida de seus alunos. Para atingir essa meta, ela se transforma em princesa, borboleta, palhaço ou na menina maluquinha, de touca e copos coloridos na cabeça. Lilian faz parte da Rede Municipal de Ensino há pouco mais de dois anos e dá aula de criatividade para as crianças do 2º ano da Escola Municipal Zulema Cotrim. Para ela, “tudo o que é trabalhado com encantamento, com amor, faz diferença”.

Filha de professores, Lilian Leal fala da sua paixão por ensinar. Neste 15 de outubro, Dia do Professor, ela conta, emocionada, o que a sala de aula representa em sua vida: “Tenho o privilégio de ser professora e de ser professora da rede. Essa é uma profissão muito digna. Ela é uma vocação, pois o professor é o grande exemplo dessa juventude. Fico honrada por ser professora. Acredito na pedagogia do encantamento porque tudo o que é trabalhado com encantamento, com amor, principalmente, com as crianças – pessoas em formação – faz diferença”.

Para Lilian, muito mais do que passar o conteúdo formal, o professor deve tocar o coração do aluno e “plantar a sementinha do respeito, da admiração e da autoestima”.

A professora diz ainda que os resultados dos investimentos feitos pelo governo municipal na educação já são perceptíveis: “A cada dia, a gente vê a vitória de uma alfabetização letrada. De meninos que leem e entendem o que estão lendo, porque alfabetizar não é só você saber ler, é você entender o mundo. Fico muito feliz com os resultados dos meus alunos”.

Além de Lilian, mais de 1800 professores compartilham o conhecimento em salas de aulas das escolas municipais. Para esses profissionais, o secretário de Educação, Esmeraldino Correia, deixou a seguinte mensagem: “O professor é o elo maior, é quem constrói pontes para a cidadania e para mudar uma realidade. E nós, em Vitória da Conquista, com os professores, estamos trabalhando arduamente para edificar através das crianças, alfabetizando-as, dando a elas uma nova oportunidade. Parabéns professor pelo seu dia!”.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente