Presidente reduz tempo de fala de David Salomão e clima esquentou na Câmara de Vereadores de Conquista

Na sessão desta sexta-feira (18), o vereador David Salomão (PRTB) fazia um discurso contundente na tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, criticando o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, quando olhou para o painel eletrônico e viu que mostrava que ele só tinha 59 segundos de fala, No mesmo embalo com que batia na mesa e na deputada federal Dayane Pimentel (PSL) resolveu cobrar o tempo que faltava e exigir que a Mesa Diretora garantisse que ele pudesse falar pelos quatro minutos a que fazia direito. Como sempre, Salomão exagerou na ênfase, subiu o tom e uma ríspida discussão se deu entre ele e o presidente da Câmara, Luciano Gomes.

David disse que não devia nada a nenhum político e não tinha medo de ninguém. Luciano disse que também não tem medo dele e não lhe devia nada. Nem ele, nem os demais vereadores. Deu por encerrado o tempo de David, antes do fim, e chamou o próximo orador. Salomão, foi até a câmera que filmava a sessão para mostrar que seu tempo não havia sido usado e correu de volta para a tribuna quando o presidente anunciou novo orador. Disse que não sairia de lá. Depois de mais um longo período de discussão, a sessão foi suspensa por três minutos, com David Salomão ocupando a tribuna. Na volta ele ainda estava lá e o presidente liberou os vereadores que queriam falar para fazê-lo do lugar onde estavam.

Luciano Gomes disse que David Salomão tinha uma atitude rasteira e David retrucava com o microfone fechado, acusando o presidente de estar aliado ao prefeito. Antes de terminar a sessão, Luciano Gomes usou a tribuna, pediu desculpas pelo episódio, deixando claro que a culpa foi de David Salomão, já tendo avisado que o ocorrido não ficaria barato pois convocara a Comissão de Ética para tomar uma posição diante do comportamento do colega.

David Salomão não pôde falar mais e, para quem acompanhou a sessão pelo rádio e pela transmissão ao vivo feita pela Câmara de Vereadores, o que ficou foi o que disse o presidente.

VEJA O VÍDEO DA SESSÃO. A FALA DE SALOMÃO COMEÇA AOS 57min34s DO VÍDEO ABAIXO E A DE LUCIANO GOMES A 1h59min18s.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente