Prefeita em exercício, Irma Lemos vistoria planetário de Conquista, que deve ser inaugurado em novembro

Embora ainda não tenha data marcada para inauguração, o Planetário Professor Everardo Públio de Castro, que está em fase final de montagem no Espaço Cultural Glauber Rocha, no bairro Brasil, deve ser uma das obras que serão entregues pelo prefeito Herzem Gusmão no mês de aniversário de Vitória da Conquista. O equipamento, que foi vistoriado na sexta-feira (18) pela prefeita em exercício, Irma Lemos, acompanhada pelo secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, já está com a cúpula hemisférica, as cadeiras e o Digistar 5 – um dos equipamentos mais modernos que existem no mundo – instalados.

Durante a visita, a comitiva assistiu, em caráter de teste, projeções fulldome, que criam um ambiente de realidade virtual. “O que vivenciei aqui hoje, nunca vivenciei na minha vida. E quando estava ali sentada vendo essas projeções, imaginei esse espaço cheio de crianças, principalmente, da zona rural, vendo essa riqueza de conhecimento”, comentou Irma Lemos.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o planetário vai permitir a realização de atividades educativas de forma interativa, por meio de detalhes pré-gravados, filmes científicos e imagens reais ou virtuais do cosmo e de outras matérias da Ciência, não apenas astronomia, tudo em 3D, dando a sensação de “estar dentro do é visto”. “O que vimos foi um espetáculo de tecnologia para a comunidade de Vitória da Conquista. É um equipamento que vai interligar o homem ao século XXI, com todos os benefícios que a ciência traz”, enfatizou o secretário Esmeraldino.

O planetário está sendo implantado há mais de sete anos e ganhou novo ritmo em agosto, quando técnicos da empresa americana Evans & Sutherland chegaram para instalar o sistema, que consiste em uma cúpula interna de projeção de 12 metros de diâmetro, composto de projetores astronômicos de alta resolução, para exibição em 3D e sistema de sonorização em multicanais de áudio.

Alunos de Brasília assistem filme histórico em ambiente com fulldome, equivalente ao que funcionará no Planetário de Vitória da Conquista. Foto: João Borges. Gazeta do Povo (sem autorização)

A equipe técnica que está montando a cúpula fulldome, formada por engenheiros ingleses, é a mesma que montou um equipamento semelhante no Japão este ano. segundo o representante da empresa americana Evans & Sutherland Computer Corporation, Carlos Fini, responsável pela instalação. “Ou seja, lá foi instalada uma cúpula que tem exatamente a mesma qualidade dessa daqui”, disse ele.

O planetário de Conquista como é. Um planetário como Herzem imaginava.

 

 

 

 

 

Agora, a equipe trabalha nos ajustes necessários para a iluminação de LED e os sistemas de áudio e imagem. Além disso, os técnicos locais que vão trabalhar no Professor Everardo Públio de Castro estão recebendo o treinamento necessário para operar o sistema. Quando a parte técnica for concluída deve ser feita uma mudança na área externa do prédio onde o equipamento está instalado, segundo o prefeito Herzem Gusmão. Ele disse ao BLOG que uma cúpula será colocada no teto do prédio. “Vamos colocar uma cúpula sobre o teto e vai ficar lindo”, prometeu Herzem.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente