Anúncios
Eleições Política

Eleições 2020 | Nova Executiva do PT de Conquista assume dia 13 e nome de pré-candidato pode sair antes no Natal


A sinceridade do vereador Fernando Jacaré, ao dizer que não será fácil vencer o prefeito Herzem Gusmão na eleição de outubro de 2020, é reflexo do momento de reação apresentado pelo governo municipal, ainda assim, soa estranho que um vereador petista, parte do mesmo coletivo dos deputados Waldenor Pereira e José Raimundo Fontes, ainda deixe escapar declaração como essa, dada ao Blog do Anderson, dado que, dentro do PT de Jacaré, quase todo mundo pensa diferente.

O sentimento explicitado pela maioria dos petistas é de que o retorno do partido ao comando da Prefeitura não será difícil. Os petistas se baseiam em pesquisas recentes que mostram que a popularidade de Herzem Gusmão não sofreu modificações com o anúncio das obras no Conveima 1, por exemplo, ou com a intensificação da mídia, com anúncios nos principais meios de comunicação.

É com essa confiança que o diretório municipal vai decidir – e pode ser antes do Natal – quem será o seu pré-candidato a prefeito. Três nomes foram inscritos na sexta-feira (8), conforme calendário definido pela Executiva: Waldenor Pereira, José Raimundo e Guilherme Menezes. Dos três, Waldenor é o único que nunca disputou eleição majoritária. Guilherme foi candidato a prefeito em cinco, José Raimundo foi vice três vezes, eleito nessa condição em 2002, tendo assumido o cargo de prefeito em 2002 e reeleito em 2004.

As mesmas pesquisas que dão o governo Herzem com uma avaliação ruim, de acordo com uma fonte petista, conferem a qualquer um dos três a condição de vencedor. “José Raimundo e Guilherme pontuam melhor, mas Waldenor também aparece como potencial vencedor, bem na frente de Herzem”, explica a fonte do BLOG, que prefere não ser identificada.

A decisão sobre o nome que representará o PT na eleição que acontece no dia 4 de outubro do ano que vem, caberá ao diretório, mas ainda não foi definida a forma como essa escolha se dará, se será em uma eleição prévia ou se bastarão negociações entre os vários grupos internos em busca de um consenso. Mas, o certo é que o PT afunilou a questão e a decisão recairá apenas sobre um dos três nomes que se inscreveram ontem. É um ponto final no discurso de que poderia ser escolhido um nome novo, alternativo à conhecida disputa entre os grupos de Guilherme Menezes e de Waldenor/José Raimundo.

A discussão se dará em um cenário completamente novo dentro do PT, já que o grupo guilhermista perdeu a hegemonia na direção partidária desde a eleição de Isaac Bonfim, ligado a Waldenor e José Raimundo, na eleição interna ocorrida há dois meses, no dia 8 de setembro. Pelo quadro anterior, o debate sobre quem será o candidato se daria ainda sob a direção da Executiva que tem como presidente Rudival Maturano, cujo mandato terminaria em 31 de dezembro, mas o diretório nacional do PT antecipou o fim dos mandatos atuais para o dia 10 de novembro. Em Conquista, o diretório assume dia 13 e a posse da nova Executiva está marcada para o dia 29 de novembro. Isaac assume e com ele 2/3 do diretório e da Executiva ligados a Waldenor e José Raimundo.

Isso pode significar muita coisa. Inclusive que acabou a pressa da escolha do nome, atribuída pela fonte do BLOG a interesse dos guilhermistas, pois a direção do processo de escolha, se ocorresse até o fim de dezembro, seria da Executiva ligada ao grupo, que não gostaria de deixar a condução para o novo diretório. Mas, todos os grupos do PT sabem que a demora para definir o candidato é ruim para o partido. Em política, tudo pode mudar antes de uma eleição, até mesmo a popularidade e as chances do adversário.

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Eleições 2020 | Nova Executiva do PT de Conquista assume dia 13 e nome de pré-candidato pode sair antes no Natal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: