Projeto Mundoteca celebra Mês da Consciência Negra em cidades da região


Em celebração ao Mês da Consciência Negra o Projeto Mundoteca preparou uma programação especial nas bibliotecas de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, além dos espaços de leitura das comunidades remanescentes quilombolas Mumbuca e Sambambaia, Camulengo, Ginete, Moitinha e São Gonçalo. Oficinas, contação de histórias, rodas de conversas, atividades de formação, lançamento de livro, peças de teatro, exibição de filmes e animações, encontros com representantes e líderes dos quilombos, música, dança e poesia integram as atividades do Novembro Negro da Mundoteca.

No dia 20 de novembro, instituído como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, e também no dia 21 de novembro a Mundoteca de Contendas do Sincorá vai realizar apresentação de teatro, exibição de filme sobre Zumbi dos Palmares e de um documentário sobre a história da cidade, exposição de artes, oficina de capoeira, oficina de arte afro e contação de histórias.

Outro destaque da programação do Novembro Negro, no dia 22, será a exibição do curta metragem “Lápis cor de Pele”, apresentação de vídeos da cultura afro, leitura de contos do livro “Histórias da Preta”, exposição de obras com temática de matrizes africanas e oficina de pintura em tela”, em Poções, em uma parceria da Biblioteca Municipal do município com a Mundoteca.

Também no dia 22, encerrando a agenda de comemorações ao Novembro Negro, a Mundoteca de Planalto terá apresentação do vídeo “O Surgimento do Dia da Consciência Negra”, seguido de roda de conversa. Apresentações de roda de samba, cantigas e reizados por moradores da comunidade Quilombola “Cinzento” também marcam as atividades.

Ao longo do todo mês de novembro também foram realizadas ações comemorativas em Camulengo, Ginete, Mumbuca, Moitinha e São Gonçalo. A Mundoteca é um projeto que tem por objetivo principal proporcionar à comunidades o acesso gratuito e cotidiano a livros literários de diversos formatos e temáticas, viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pela FGM Produções Culturais.

Através da TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia), conta com patrocínio das empresas Alupar e Taesa, que atuam no segmento de transmissão de energia elétrica e tem como premissa a promoção de projetos que contribuam para a educação de qualidade e acesso à cultura nas comunidades onde atuam.

SERVIÇO

Mundoteca de Poções
Dia 22, a partir das 9h00
Biblioteca Municipal – Rua Maneca Moreira, 46, Centro.

Mundoteca de Contendas do Sincorá
Dias 20, das 8h00 às 17h00, e 21 das 8h00 às 20h00.
Rua Almirante Tamandaré, 40

Mundoteca de Planalto
Dia 22, a partir das 8h30.
Praça José Pereira, Centro

SOBRE A FGM PRODUÇÕES

A FGM é uma produtora com mais de quinze anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

SOBRE A TBE – TRANSMISSORAS BRASILEIRAS DE ENERGIA

Através das empresas TBE, Alupar e Taesa, empresas do segmento de Transmissão de Energia Elétrica, chegam à Bahia para a implantação de novas Linhas de Transmissão, que ampliarão a capacidade de transmissão de energia, viabilizando o escoamento energético entre as regiões Nordeste e Sudeste.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apoiam projetos educacionais e culturais nas regiões próximas aos empreendimentos onde atuam, com o intuito de contribuir para a valorização da cidadania, inclusão e desenvolvimento social, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na busca de promover oportunidades de acesso à educação de qualidade e cultura para atuais e futuras gerações.


COM TEXTO E FOTOS DA ASSESSORIA

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente