Conquista | Chama atenção propaganda da Embasa com suplente de vereador e pré-candidato

Na semana de aniversário de emancipação de Vitória da Conquista, comemorado no dia 9 de novembro, vários políticos, incluindo pré-candidatos a prefeito e a vereador usaram meios de comunicação para marcar presença com o pretexto de homenagear a cidade. É uma prática recorrente que até a TV Sudoeste aceita. Cada político que recorreu a esse expediente de propaganda pagou pela exibição de sua imagem ou fala. E não foi barato. Mas, teve quem ganhasse exposição muito, muito maior, sem pagar nada.

É o caso do suplente de vereador Moisés da Silva Santos (PP), que teve 764 votos em 2016 e chegou a assumir por 31 dias uma vaga na Câmara Municipal, em setembro do ano passado, no lugar do vereador Rodrigo Moreira (PP), afastado temporariamente pela Justiça, acusado na Operação Condotieri de ter cometido crime eleitoral na eleição de 2016.

Dida aparece na propaganda que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) faz de suas realizações em Vitória da Conquista. Na TV, ele aparece bebendo água e falando bem da obra da barragem do Catolé, por sete segundos, tempo que não teve na propaganda eleitoral da campanha passada. A peça de propaganda está sendo veiculada na TV Sudoeste e na TV Cabrália, em horário nobre e exaustivamente.

Mas, Dida aparece em outras peças publicitárias, como em vários outdoors onde uma foto gigantesca de seu sorriso representa a satisfação dos conquistenses com o trabalho da Embasa na cidade. É bom lembrar que mesmo que Dida quisesse, ele – nem outro candidato – poderia usar outdoor na campanha, porque é proibido pela lei.

Pelo menos dois pré-candidatos comentaram com o BLOG o presente que Dida recebeu. Questionaram o critério da escolha feita pela agência Rocha Comunicação, que atende à Embasa, afinal, Dida não seria um cidadão qualquer, é pré-candidato assumido, suplente que já exerceu o mandato e estaria se beneficiando com a propaganda de graça. “Fere a isonomia”, disse um dele. “Não acredito que esse pessoal que fez a propaganda não sabia disso”, reclamou o outro. Os dois pediram para não ser identificados. O BLOG concorda com a reclamação feita.


FOTOS: OUTDOOR (BLOG DO ANDERSON); DIDA NA TV (REPRODUÇÃO)

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente