Anúncios
Ações Governamentais Agricultura e Produção Rural

Programa referência de convivência com o semiárido já distribuiu 400 mil mudas de palma em Conquista


Na sexta-feira (29), mais 19 produtores da zona rural de Vitória da Conquista foram beneficiados com a distribuição de mudas de palmas do programa “Palmas para Conquista”, iniciativa pioneira atual gestão municipal. Cada produtor recebeu cinco mil mudas perfazendo um total de 95 mil. Com a entrega, feita na fazenda do Programa de Convivência com o Semiárido, localizada em Quatis dos Fernandes, o programa chega a 400 mil mudas distribuídas.

Cada produtor, ao receber as palmas, firma o compromisso de devolver à Prefeitura as cinco mil mudas, após o período de um ano. Ao longo desse tempo, eles irão aplicar as técnicas de cultivo intensivo aprendidas através de uma capacitação realizada pela Administração Municipal em parceria com o Sebrae. Com isso, eles terão um rendimento muito maior, e além de manter sua própria produção de palmas, conseguirão beneficiar novos produtores.

“O Programa Palmas para Conquista é um excelente projeto porque é uma tecnologia que vem entrando aqui na região para a cultura da pecuária de leite”, avalia Everlândio Gomes Moreira, produtor da região da Batalha. “Para a região é muito bom, um projeto muito bem feito. Essa questão de passar para um produtor, o produtor passar para outro, é muito interessante”, completa.

Para o produtor Alexandre Mendes Oliveira, do povoado das Fumaças, a palma é a solução para o Nordeste, de maneira geral, e especialmente para a nossa região. “A gente vê que a gente enfrenta um período muito grande de estiagem, é um alimento fora de série pro gado e também para ovinos, e agora o pessoal já fala até para suínos. Ela produz, e você tem o alimento e verde o ano inteiro”, diz.

“Nossa esperança é a de que, até o final do ano, nós possamos entregar a pelo menos 400 agricultores. E aí faremos novos cursos de capacitação para que todo o município, todos os agricultores, tenham acesso a essas mudas que a Prefeitura está doando”, revela Reuber Matos, coordenador de Fomento à Agricultura Familiar e criador do programa. Sobre o propósito do projeto, ele explica: “Proporcionar que a zona rural de Conquista tenha um impulso positivo muito grande na sua renda e na geração de emprego. Como tudo isso, o objetivo é diminuir o êxodo rural.


COM TEXTO E FOTOS DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO (SECOM)

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Programa referência de convivência com o semiárido já distribuiu 400 mil mudas de palma em Conquista

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: