Conquista | Chuvas demoram e nível da barragem de Água Fria 2 baixa em 45 dias de 95% para 76%


No mês de outubro a Embasa comemorava que o nível da barragem de Água Fria 2, responsável pelo abastecimento de Vitória da Conquista e Barra do Choça, estava em mais de 90% de sua capacidade. Segundo o Blog do Rodrigo Ferraz publicou no dia 24 daquele mês, o gerente regional da Embasa, Joselito Pires, disse que a expectativa era de que, a qualquer momento, a barragem viesse a “sangrar”, ou seja, ultrapassar o limite da sua capacidade e verter água por cima do paredão do reservatório.

À época, Joselito Pires chegou a dizer que a situação era confortável e que melhoria mais ainda com a chegada das chuvas. Entretanto, o volume de água que caiu no rio que abastece a barragem não foi suficiente para cumprir a expectativa. No último final de semana, a bacia hidrográfica das barragens de Água Fria I e II registrou precipitações de 65 milímetros, mesmo assim, com o forte calor, que aumenta a evaporação e o consumo, o nível está, pelo menos, 20% mais baixo que no fim de outubro e chegou a 76%, considerando que estava em 95% da capacidade.

Segundo a Embasa, os sistemas adutores de Catolé e Gaviãozinho estão operando e reforçando a oferta de água para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista, mas com as altas temperaturas registradas em Vitória da Conquista nos últimos dias, o aumento no consumo de água interfere na regularidade do abastecimento. Por isso, a empresa recomenda o uso criterioso da água, evitando desperdícios, além da necessidade de redobrar os cuidados com a água armazenada.

NÍVEIS DAS BARRAGENS REGISTRADOS ESTE ANO

 

ÁGUA FRIA 2

ÁGUA FRIA 1 (AUXILIAR)

MARÇO

71% 100%
AGOSTO 82%

100%

OUTUBRO

95% 100%
DEZEMBRO 76%

100%


FOTO: ARQUIVO

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente