Dom Josafá Menezes, novo Arcebispo de Vitória da Conquista, toma posse no sábado. Veja a programação


Sexto bispo e terceiro arcebispo a chegar a Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva assumirá a Arquidiocese de Vitória da Conquista no próximo sábado (14). Sua chegada está prevista para o dia anterior, às 19h15. O desembarque, no Aeroporto Glauber Rocha, será recepcionado elo clero e por leigos, e de onde sairá a carreata até a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias.

O novo arcebispo será acolhido na Alameda Dom Celso José por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em um momento que terá a execução do Hino Nacional e do Hino de Vitória da Conquista e Dom Josafá receberá das mãos do prefeito Herzem Gusmão a chave simbólica da cidade.

Após a solenidade, o arcebispo entrará na Catedral Metropolitana, onde, primeiramente, depositará um buquê de rosas, ofertando-o a Nossa Senhora das Vitórias. Depois fará uma saudação aos presentes e começará o ato devocional à padroeira de Vitória da Conquista, com a condução da reza do Santo Terço.

Logo após esse momento devocional, Dom Josafá Menezes receberá a imprensa para a sua primeira coletiva e contato inicial com os veículos de comunicação social e agentes da Pastoral da Comunicação, no Salão Dom Climério.

No dia 14, a Cerimônia de Posse Canônica se iniciará às 15h00, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias. Esse momento é reservado aos arcebispos, bispos, padres, diáconos, religiosas, seminaristas, representantes do laicato e as autoridades.

A posse canônica será conduzida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte. Terminado o rito de posse, o novo arcebispo se dirigirá ao Centro Cultural Glauber Rocha onde será celebrada a Santa Missa com toda a comunidade católica da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

BREVE BIOGRAFIA

Nascido em Salinas da Margarida, no dia 2 de janeiro de 1950, Dom Josafá Menezes foi presbítero em Salvador, no dia 14 de maio de 1989 e ordenado para o episcopado em 10 de março de 2005, pelo então Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella. O seu lema episcopal é “Pregar a palavra”. Entre os anos de 2005 e 2010 foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Salvador e entre 2010 e 2019 foi bispo da Diocese de Barreiras.

Dom Josafá assume a Arquidiocese de Vitória da Conquista depois do afastamento, por motivos de saúde, de Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu. Ele é sexto bispo a chegar à Diocese, sendo o terceiro na condição de arcebispo, desde que o Papa João Paulo II elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana, em 16 de janeiro de 2002.

BISPOS E ARCEBISPOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Dom Josafá Menezes da Silva 2019 –

Arcebispo

Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu

2007 – 2019          Arcebispo
Dom Geraldo Lyrio Rocha 2002 – 2007

Arcebispo

Dom Celso José Pinto da Silva

1981 – 2001 Bispo
Dom Climério Almeida de Andrade 1962 – 1981

Bispo

Dom Jackson Berenguer Prado 1958 – 1962

Bispo


Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente