Prefeito de Livramento viaja para o exterior, não passa cargo à vice e vereadores falam em cassação


Um assunto ganhou destaque e virou “buxixo” esta semana em Livramento de Nossa Senhora, a 204 quilômetros de Vitória da Conquista: o prefeito sumiu e, pelo que se sabe, pode estar na Holanda, conforme comentários que circulam na cidade e em áudios em redes socias, ou nos Estados Unidos, com familiares. A hipótese mais provável é Orlando, na Flórida, nome que teria sido confundido com Holanda.

Tudo poderia ser entendido como normal, se o prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro, o Ricardinho, não tivesse viajado para o exterior sem comunicar à Câmara de Vereadores e nem passado o cargo à vice-prefeita, Joanina Sampaio. As conversas na cidade dizem que quem está à frente da administração, na ausência do prefeito, é o Controlador-geral, Jânio Soares Lima. O BLOG ligou para o celular dele, mas ele não atendeu.

Os vereadores Márcio Alan Dourado Castro e Josemar Miranda Silva entraram com representações no Ministério Público Estadual e à Câmara Municipal requerendo que as duas instituições que solicitem informações ao Departamento de Imigração e Emigração da Polícia Federal no sentido de obter informação sobre o dia que Ricardinho deixou o país, em viagem aos Estados Unidos, bem como quando teria retornado ao país, no período entre 1º de janeiro de 2017, quando ele assumiu a Prefeitura, “com destaque especial para emigração e imigração no mês de dezembro de 2019”.

No documento, os vereadores solicitam que a Câmara de Vereadores de Livramento, “no seu poder de fiscalização, procure o prefeito em todo território nacional, para se apresentar à Câmara Municipal ou no Paço Municipal, caso contrário, imediatamente entre em exercício do cargo de prefeita, a vice-prefeita Joanina Sampaio”. Os vereadores destacam que o prefeito estava ausente do município da cidade, sem que fosse possível saber com exatidão seu paradeiro, durante situação emergencial, citando o forte temporal que atingiu o município no domingo (8), incluindo ventos forte e chuva de granizo, com vários prejuízos, incluindo danos no terminal rodoviário da sede.

O BLOG fez contato com o assessor de comunicação da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Kássius Clay Aguiar, que disse não saber onde o prefeito se encontra. O assessor disse que está ocupado com a preparação de uma campanha de final de ano para a Prefeitura e não pôde falar com o prefeito antes ou depois da viagem. Falou que só soube pelos “buxixos” que surgiram na cidade. Segundo Kássius Clay, o Controlador-geral foi quem lhe disse que Ricardinho realmente havia viajado. “Ele comentou comigo e disse que conversaríamos sobre isso amanhã (quarta)”.

O assessor de comunicação encerrou dizendo que a viagem do prefeito ao exterior sem passar o cargo não é proibida pela Lei Orgânica do Município de Livramento de Nossa Senhora, a não ser que ultrapasse dez dias úteis. Entretanto, ele afirmou não saber quando Ricardinho viajou e quando volta. Assegurou que nesta quarta-feira passa mais informações ao BLOG, depois de conversar com o chefe de gabinete do prefeito.


FOTO: ARQUIVO (CONVENÇÃO DO PSD, EM 2012)

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente