
Desde sábado (14) as mundotecas que funcionam em oito localidades baianas contam com programação especial neste mês de dezembro. As atividades que marcam as comemorações de Natal e encerramento do ano vão ser desenvolvidas vão até o 21 de dezembro nas cidades de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, além das comunidades remanescentes quilombolas Mumbuca, Camulengo, Ginete, Moitinha e São Gonçalo.
O projeto Mundoteca, lançada em julho deste ano, tem por objetivo principal proporcionar às comunidades o acesso gratuito e cotidiano a livros literários de diversos formatos e temáticas e, neste fim de ano, traz atividades especiais.
As ações de encerramento de 2019 acontecerão incluem a leitura de poemas de Carlos Drummond de Andrade do livro “Receita de Ano Novo” e encenação da peça adaptada do livro “O Beijo” de Valérie d´Heur. As festividades começaram com as atividades em Ginete.
Em Contendas do Sincorá ainda ocorreu uma confraternização realizada na segunda-feira, com apresentações de “Um conto de Natal”, encenado pela família urso, e uma oficina de arte com o grupo Tambores do Sincorá. No mesmo dia a Mundoteca da comunidade de São Gonçalo encerrou das atividades deste ano.
Já nesta quarta-feira (18) e amanhã, a Mundoteca da cidade de Planalto terá, além da programação padrão, apresentações do poeta Rafael Lucaia. Amanhã, a confraternização acontece na comunidade de Mumbuca.
Em Poções, com festividades na quinta e na sexta-feira, as apresentações da poeta Michele Freire se somam aos poemas de Drummond e a peça “O Beijo”. Por fim, as comunidades de Moitinha e Camulengo encerram as atividades das Mundotecas nas localidades no dia 21 de dezembro.
O projeto conta com patrocínio das empresas Alupar e Taesa, que atuam no segmento de transmissão de energia elétrica e tem como premissa a realização de projetos que contribuam para a educação de qualidade e acesso à cultura nas comunidades onde atuam. É viabilizado com recursos privados obtidos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pela FGM Produções Culturais.