Mundotecas em Contendas, Poções, Planalto e comunidades quilombolas recebem programação especial de Natal

1000x120

Desde sábado (14) as mundotecas que funcionam em oito localidades baianas contam com programação especial neste mês de dezembro. As atividades que marcam as comemorações de Natal e encerramento do ano vão ser desenvolvidas vão até o 21 de dezembro nas cidades de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, além das comunidades remanescentes quilombolas Mumbuca, Camulengo, Ginete, Moitinha e São Gonçalo.

O projeto Mundoteca, lançada em julho deste ano, tem por objetivo principal proporcionar às comunidades o acesso gratuito e cotidiano a livros literários de diversos formatos e temáticas e, neste fim de ano, traz atividades especiais.

As ações de encerramento de 2019 acontecerão incluem a leitura de poemas de Carlos Drummond de Andrade do livro “Receita de Ano Novo” e encenação da peça adaptada do livro “O Beijo” de Valérie d´Heur. As festividades começaram com as atividades em Ginete.

Em Contendas do Sincorá ainda ocorreu uma confraternização realizada na segunda-feira, com apresentações de “Um conto de Natal”, encenado pela família urso, e uma oficina de arte com o grupo Tambores do Sincorá. No mesmo dia a Mundoteca da comunidade de São Gonçalo encerrou das atividades deste ano.

Já nesta quarta-feira (18) e amanhã, a Mundoteca da cidade de Planalto terá, além da programação padrão, apresentações do poeta Rafael Lucaia. Amanhã, a confraternização acontece na comunidade de Mumbuca.

Em Poções, com festividades na quinta e na sexta-feira, as apresentações da poeta Michele Freire se somam aos poemas de Drummond e a peça “O Beijo”. Por fim, as comunidades de Moitinha e Camulengo encerram as atividades das Mundotecas nas localidades no dia 21 de dezembro.

O projeto conta com patrocínio das empresas Alupar e Taesa, que atuam no segmento de transmissão de energia elétrica e tem como premissa a realização de projetos que contribuam para a educação de qualidade e acesso à cultura nas comunidades onde atuam. É viabilizado com recursos privados obtidos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pela FGM Produções Culturais.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente