Ação parlamentar | Jequié já pode elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico


A elaboração do plano de saneamento básico do município de Jequié foi autorizada pelo governo do Estado, por meio do secretário estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Miranda, no último dia 9.  O plano está sendo viabilizado graças ao empenho do deputado federal Waldenor Pereira  (PT) e do deputado estadual Zé Raimundo (estadual), que destinaram recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 408 mil e fizeram gestões junto aos órgãos públicos.

“O nosso mandato, em parceria com o deputado Zé Raimundo, tem feito grande esforço para priorizar os investimentos no sentido de dotar Jequié e outras cidades de condições de atrair investimentos, uma vez que a legislação exige o plano de saneamento básico para que o município possa receber repasses de recursos da União e contrair empréstimos para esse fim. Estamos, nesse caso, atendendo a uma solicitação de colegas professores do Departamento de Biologia do Campus da UESB , em Jequié”, disse Waldenor Pereira, abrindo os rápidos pronunciamentos que marcaram a solenidade do ato autorizativo, no gabinete do secretário.

Para Zé Raimundo, o apoio à elaboração do plano é uma iniciativa arrojada, da qual disse ter orgulho de participar, junto com Waldenor. “Esse plano é fundamental para o saneamento, para o meio ambiente e, por consequência, a saúde da população”, argumentou.

O secretário Leonardo Miranda enalteceu a iniciativa dos deputados: “Sem dúvida que este é um ato importante para todos nós, porque aqui destravamos o processo para iniciar a elaboração dos planos de saneamento básico, que têm a mesma dimensão de um plano diretor urbano”, comparou. O plano deve ser traçado levando em conta quatro premissas do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, tratamento de resíduos sólidos e drenagem. A empresa vencedora de licitação para elaborar o plano é a Saneando Consultoria e Engenharia Ltda.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente