Marcell Moraes volta a divulgar imagem de maus tratos a cavalo dizendo que foi em Conquista


Na tarde deste sábado, o deputado Marcell Moraes (PSDB) publicou uma foto de um cavalo caído na rua que, segundo ele, é em Vitória da Conquista. O animal está preso a uma carroça e estaria desmaiado. No texto que acompanha a postagem, Marcell reclama do prefeito Herzem Gusmão (MDB) e diz que em Conquista “os animais estão sendo tratados como ‘coisa’, sem nenhuma dignidade, carregando pesos abusivos” e afirma que, por isso, é necessário a aprovação urgente do projeto que ele apresentou na Assembleia Legislativa, propondo substituir a tração animal por uma estrutura metálica movida a bateria, com carroceria, que ele chama de “cavalo de lata”.

O deputado tem razão. É revoltante o tratamento dado aos animais que puxam carroças em Vitória da Conquista e em milhares de municípios do Brasil, inclusive a capital federal, Brasília. Em Conquista são centenas nesse serviço, cujos proprietários, pessoas muito pobres, não têm outra forma de ganhar a vida. Os maus tratos são uma realidade e frequentemente a imprensa registra casos de cavalos ou burros mortos na rua, por não suportarem o peso que são obrigado a carregar. Há pouco mais de uma semana um cavalo foi abatido a tiros na Avenida Brumado.

Mas, o uso da foto, sem comprovação de que realmente tenha ocorrido em Conquista, relembra outra “denúncia” do mesmo Marcell em fevereiro deste ano, mostrando um registro feito na Colômbia, também com animal de carroça caído, como se tivesse sido em uma avenida conquistense. Infelizmente, isso fere a credibilidade da luta do deputado, por isso a importância de comprovar a veracidade do que é mostrado. Na época da primeira postagem, Marcell foi desmentido e ficou chateado com as críticas.

A foto postada hoje já tinha sido publicada no Instagram pelo perfil Conquista.ba, que comentou posicionamento do deputado tucano, em 14 de julho do ano passado. Na nota, a veracidade do fato e atribuída ao perfil “Animais pedem socorro” no Instagram, que cobra uma solução da Prefeitura: “Até quando Sr. prefeito vai continuar fechando os olhos”, questiona. Apesar da importância do tema e da credibilidade dos dois perfis (Conquista.ba e Animais pedem socorro), não há comprovação de que a cena ocorreu mesmo em Vitória da Conquista.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente