Comandante de Vitória da Conquista visita Guarda Municipal de Porto Alegre, a mais antiga do país

Na terça-feira (14), o tenente-coronel Antônio Braga, comandante da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, que está em fase de formação, esteve em Porto Alegre (RS), acompanhado do secretário municipal de Administração, Kairan Rocha, para uma visita técnica com o objetivo de conhecer a estrutura e organização da guarda municipal mais antiga do país, instalada na capital gaúcha.

Criada em 1892, a Guarda Municipal de Porto Alegre está dividida em dez áreas de atuação, compostas por efetivos fixos, móveis e quadro de chefia, que exercem o serviço de proteção ao patrimônio público, especificamente os próprios bens do município, ou seja, escolas, postos de saúde e repartições. Em Vitória da Conquista, o projeto de lei que instituiu sua Guarda foi aprovado no dia 23 dezembro e, a partir dessa data, a Prefeitura tem 120 dias para estruturar seu efetivo.

O comandante da Guarda Municipal, tenente-coronel Braga (à esquerda) e o secretário de Administração, Kairan Rocha (à direita) com o secretário de Segurança Pública de Porto Alegre, Rafael Oliveira (centro).

“Nossa visita foi muito proveitosa, pois conhecemos não só a estrutura da Guarda, mas também como funciona sua integração entre os setores de trânsito, defesa civil e inteligência municipais. A partir da instalação da nossa guarda, o próximo passo será o de estruturar a segurança pública municipal em um único órgão, utilizando o modelo das cidades pioneiras em guardas municipais como formato ideal de implementação”, explica o secretário de Administração, Kairan Rocha.

Ainda nesta semana, as cidades de São José dos Campos (SP) e Brasília (DF), referências em guardas municipais no país, serão também visitadas pelo secretário e comandante para uma troca de experiências, ideias e parcerias.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente