Guardas do Simtrans são agredidos em Conquista. Teve até socos e chutes. Veja vídeo

Pressionados pela política de arrecadação do município, que em 2019 chegou a estabelecer como meta R$ 13 milhões de receita com as multas de trânsito (para este ano a previsão é de R$ 9,4 milhões), os agentes do Simtrans de Vitória da Conquista têm sido, na maioria das vezes injustamente, culpabilizados pelos motoristas. No ano passado, representantes da categoria usaram a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para se queixarem da pressão e das críticas, inclusive de alguns parlamentares, que contribuiriam para aumentar a reação da população contra o Simtrans.

O que se sabe é que há motoristas que não cumprem o Código de Trânsito  Brasileiro (CTB) e cometem infrações, mas não concordam com a ação dos agentes. Alguns partem para a ofensa verbal e outros para a agressão física. Foi o que aconteceu na tarde desta terça-feira (21), em frente a um supermercado no bairro Alto Maron.

Vê-se que um homem de verde empurra um dos agentes, que reage, e depois pelo menos dois outros se juntam ao primeiro para agredir os profissionais. Dá para ouvir que as pessoas em volta comemoravam as agressões aos agentes e a voz da pessoa que gravava o episódio, dizendo “esses bichos é ousado e só vai sossegar quando morrer mais um” (o agente Gilmar Moreira dos Santos, foi morto a tiros, aos 35 anos, na Avenida Lauro de Freitas, no dia 17 de dezembro de 2011. De acordo com investigações, o crime não teve relação com o trabalho dele. Veja vídeo aqui).

Com a formação da Guarda Municipal os agentes terão a cooperação dos guardas em suas ações de organização e fiscalização do trânsito. É difícil prever o que pode acontecer quando uma situação como a do vídeo, eventualmente, ocorrer.

VEJA O VÍDEO DA CONFUSÃO

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

1 thought on “Guardas do Simtrans são agredidos em Conquista. Teve até socos e chutes. Veja vídeo

  1. a violencia não pode ter justificativa; mas o que pode ter levado ao acontecido é o despreparo dos agentes em lidar com as situações de infrações de forma agressivas e truculentas, já chegam com caras fechadas intimidadoras, sem conversa e por ai vai; do outro lado, os cidadãos que se acham que estão acima das leis, ou que se acham especiais e que podem fazer o que querem, é a coisa mais comum em conquista é ver veiculos estacionados na calçada em frente a garagens, obstruindo a via de segurança dos pedestre que são as calçadas; sugiro aos vereadores uma lei que permita ao pedestre fotografar de modo anonimo esses veiculos e enviar aos orgãos competentes para serem multados, quem sabe assim a uma mudança de postura.

Comente