Espirometria | Pacientes com asma grave contam com novo serviço no Cemae/Vitória da Conquista


O Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE) de Vitória da Conquista passou a oferecer aos mais de 200 pacientes cadastrados no Programa de Asma Grave o serviço de espirometria. Por meio de um aparelho chamado espirômetro, são feitos exames da função e da capacidade pulmonares, auxiliando no diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias crônicas, além de ser útil para avaliação da gravidade, monitoramento e avaliação da resposta ao tratamento.

“Durante a consulta com o pneumologista, o médico identifica se o paciente é asmático e avalia a necessidade de encaminhá-lo para o programa aqui no Cemae. O paciente é acompanhado fazendo a consulta de três em três meses com o médico”, explica Jiuvânia Fernandes, enfermeira responsável pelo serviço.

Além de atender aos pacientes do Programa de Asma Grave, o serviço de espirometria também atende a trabalhadores de outras cidades da região Sudoeste que estão ou já estiveram expostos às fibras do amianto nas atividades de mineração, o que pode causar lesões nos pulmões e em outros órgãos.

De acordo com a Diretora de Atenção Programática e Especializada, Silvana Galdino, antes o serviço era ofertado pelo Estado e funcionava no Hospital Crescêncio Silveira, até 2017, quando foi feito um acordo e o programa passou a ser prestado pelo Município.


COM TEXTO E FOTO DA SECOM PMVC

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente