Bahia sem coronavírus | Criança internada em Itabuna não tem a doença, informa secretário estadual de Saúde



Saiu ao final da manhã desta quarta-feira (26) o resultado de exames feitos na criança de um ano e quatro meses internada no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, e que apresentava quadro suspeito do novo coronavírus. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, o resultado deu negativo.

– O bebê internado em Itabuna com suspeita de infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19) testou positivo para OUTROS VÍRUS: Rhinovirus e Coronavírus NL-63 (variante sem importância clínica maior e não relacionada ao Covid-19). Dessa forma está excluído o caso suspeito – escreveu Vilas-Boas em sua conta no Twitter.

Ontem, a Sesab descartou a possibilidade de coronavírus na feira que está internada no Hospital Regional Prado Valadares, em Jequié. Os exames deram Influenza A, afastando a suspeita de ela ela ter contraído o novo coronavírus ne Itália, país onde esteve, assim com a criança atendida em Itabuna e seus pais.

O secretário não comentou o estado de saúde dos pais, que também estão em isolamento no Manoel Novaes, e da avó da criança, internada no Hospital Calixto Midlej Filho. Mais cedo, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mantenedora das duas unidades de saúde, emitiu nota informando que todos apresentavam sintomas leves, sem sinais de gravidade, e que aguardava os resultados dos exames.

Veja a Nota Informativa da Santa Casa de Itabuna

Atualizando as informações divulgadas nesta terça-feira (25.02), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna informa que existem quatro casos suspeitos de Coronavírus em suas Unidades Hospitalares: uma criança e os pais que estiveram recentemente na Itália (seguem em observação no Hospital Manoel Novaes) e a avó, que manteve contato prolongado com os familiares após retorno da viagem (seguem observação no Hospital Calixto Midlej Filho). Todos com sintomas leves, sem sinais de gravidade

Sobre o quadro clínico dos pacientes, todos encontram-se em precauções respiratórias/contato, estáveis e recebendo condutas para a COVID-19. A Santa Casa de Itabuna segue aguardando os resultados dos exames de diagnóstico para a doença.

Sobre a transmissibilidade do Coronavírus, a instituição mantém condutas previamente divulgadas de prevenção ao contágio ou contaminação: os trabalhadores que tem contato direto com o paciente nas Unidades de Internação estão seguindo rigorosamente o Protocolo de Prevenção à Disseminação da Doença estabelecido pelo Ministério da Saúde e OMS; os demais funcionários, outros pacientes e acompanhantes, ressalte-se todos que não tenham contato direto com os pacientes, não há necessidade de utilização de máscaras, registrando-se, no entanto, a importância de reforçar a correta higienização das mãos.


COM INFORMAÇÕES DO PIMENTA BLOG.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

1 thought on “Bahia sem coronavírus | Criança internada em Itabuna não tem a doença, informa secretário estadual de Saúde

Comente