Conquista ainda livre do coronavírus | Todos os casos suspeitos dão negativo

Todos os cinco casos suspeitos para infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19)  que estavam em observação em Vitória da Conquista foram negativados, conforme os resultados dos exames laboratoriais enviados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na tarde desta terça-feira (3).

“Os pacientes seguem clinicamente estáveis e já estão liberados do isolamento domiciliar, uma vez que três das amostras foram negativas tanto para vírus respiratório, quanto para o Covid-19. As outras duas positivaram para rinovírus, que é um tipo de vírus do painel respiratório, analisado pelo Lacen, e, sendo assim, descarta-se a necessidade de processamento dessas amostras para o Coronavírus”, esclarece Ana Maria Ferraz, Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme foi divulgado durante a coletiva que ocorreu na última sexta-feira, 28 de fevereiro, a Diretoria de Vigilância em Saúde adotou todas as providências cabíveis em relação aos casos, conforme orienta o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a diretora, a equipe já informou os resultados aos pacientes: “Assim que conversamos com os pacientes, eles se mostraram completamente aliviados e muito satisfeitos em poder voltar às suas rotinas diárias”, destacou a diretora.

Mesmo com o descarte dos casos suspeitos, a Secretaria Municipal de Saúde segue em constante alerta e continua realizando ações educativas em saúde junto à população, visando controle, prevenção e promoção da saúde. Vale destacar que foi distribuída Nota Circular SMS/DVS/VIEP – n°01/2020 de alerta e orientação para o Novo Coronavírus 19 para escolas da rede pública e privada, universidades, espaços religiosos, rede hospitalar, unidades de saúde da Atenção Básica, rede especializada de saúde e laboratórios privados.


COM TEXTO DA SECOM/PMVC | FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente