Conquista | Jaymilton Gusmão deixa Coopmac, mas diz que vai se manter longe da política


Em Assembleia Geral Ordinária na noite desta quarta-feira (3), será eleito o novo presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), o empresário Gilmar Dias Oliveira, candidato único. Gilmar, que é o vice atual, substituirá Jaymilton Gusmão Filho, que assumiu em março de 2014, depois de uma eleição em que venceu Claudionor Dutra Neto, conhecido como Ticolô, que vinha de três mandatos sucessivos, por 91 votos contra 55. Na reeleição, Jaymilton foi candidato único e teve a unanimidade dos votos.

Com o sucesso de sua gestão à frente da Coopmac, quando conseguiu sanear as finanças da cooperativa e fazer que ela retornasse a ser uma das mais importantes da região Nordeste Jaymilton passou a ser sondado para entrar na política. Em 2015 o nome dele foi colocado como alternativa à polarização entre as candidaturas de Herzem Gusmão e do PT, que ainda não havia definido o candidato do partido. O interesse pela candidatura do presidente da Coopmac envolveu líderes estaduais como o vice-governador João Leão (PP) e o senador Otto Alencar (PSD), além do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT), que chegou a avalizar o nome do engenheiro agrônomo e produtor para a sua sucessão.

Quando recomeçaram as discussões sobre as eleições deste ano Jaymilton Gusmão voltou a ser procurado. Mais de uma vez, representantes de partido e da sociedade civil chegaram a dar como certo de que ele aceitaria ser pré-candidato desta vez, considerando o desgaste do prefeito Herzem Gusmão, muito forte nos primeiros dois anos e meio de governo, e uma ainda existente resistência de alguns setores à volta do PT ao poder municipal. Mas, Jaymilton negou. Ao BLOG disse que sua meta seria completar o mandato como presidente da Coopmac, “sem um risco, sequer, na gestão” e que queria distância de política enquanto estivesse ligado à entidade.

Tendo chegado ao fim do mandato, que se encerra exatamente amanhã, voltaram a surgir especulações e uma esperança dos defensores da chamada terceira via, um esforço de meses e dezenas de reuniões que não se viabilizou. Mas, Jaymilton continua negando interesse em ser candidato a qualquer cargo político. O prazo para filiações termina daqui a um mês, no dia 4 de abril, neste tempo, ele refletiria sobre a possibilidade de atender aos inúmeros chamamentos para entrar na disputa pela cadeira de prefeito. “Não, nem pensar. Vou continuar trabalhando, cuidando dos meus negócios, ajudando no que for possível à causa do cooperativismo, mas nada de política eleitoral. Estou pronto para as cavalgadas, isso é o que posso garantir”, disse, bem-humorado, ao BLOG, no final da tarde do seu último dia como o mais destacado presidente que a Coopmac teve em mais de 50 anos.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente