
Segundo boletim divulgado na tarde desta terça-feira (10) pelas secretarias municipal e estadual de Saúde, Vitória da Conquista tem dois casos suspeitos do novo coronavírus aguardando resultado de exames de laboratório, e a Bahia tem 56 na mesma condição e dois casos confirmados.
Em Vitória da Conquista, desde o dia 28 de fevereiro já foram notificados 11 casos suspeitos de infecção. Destes, nove já foram descartados e dois aguardam o resultado laboratorial das amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Desde a última nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira (6), que informou quatro casos em investigação, já foram notificados mais dois casos suspeitos para o Covid-19, que estiveram em viagem: uma criança de 7 anos que passou pela França, além de uma jovem de 25 anos que esteve na Espanha e em Portugal. As pacientes seguem em isolamento domiciliar e com estado clínico estável.
Os dois casos suspeitos que ainda aguardam o resultado estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica, formada por médica pneumologista e enfermeiras técnicas. Eles apresentaram sintomas clínicos de doença respiratória e, nos últimos 14 dias, passaram por países que estão na área de risco, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
BAHIA
Já no estado, de janeiro até às 17 horas desta terça-feira, foram 164 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 106 descartados laboratorialmente ou por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 56 aguardam análise laboratorial e dois casos confirmados. Os municípios notificantes foram Araci, Boquira, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Paripiranga, Pojuca, Porto Seguro, Riacho de Santana, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio de Jesus, São Félix do Coribe, Teixeira de Freitas, Tucano, Vera Cruz e Vitória da Conquista.