É mentira | São falsas informações sobre caso confirmado de coronavírus em Conquista


Não há nenhum registro positivo de coronavírus em Vitória da Conquista. São quatro casos suspeitos, que estão sendo monitorados, afirma a Prefeitura. A secretária de Comunicação, jornalista Maria Marques, afirma que a administração municipal está atenta à situação e que a Secretaria de Saúde acompanha o cenário e os casos suspeitos sem que tenha sido verificado, até agora, nenhum caso positivo do novo coronavírus.

Da Secretaria Municipal de Saúde, a diretora de Vigilância à Saúde, Ana Maria Ferraz, deu entrevista desmentindo as fake news. Afirmou que são boatos e que a rede municipal está mobilizada e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde para a prevenção contra o coronavírus.

O MAL DOS BOATOS

A velocidade com que as notícias circulam, graças à internet e as chamadas redes sociais contribuem, como regra, para melhorar o nível de informação da população e ajudar na melhoria da vida de todos, no entanto, também abre espaço para as fake news, expressão da língua inglesa que significa notícia falsa. São mentiras com potencial de fazer mal à sociedade. Neste momento em que o mundo se depara com uma nova doença, que está ainda sem controle, as fake news só ajudam a esgarçar a confiança em instituições e meios de comunicação sérios e provocam desinformação, podendo colaborar para agravar o quadro.

Há fake news para tentar dizer que a doença é fake news. E isso é péssimo, porque dissemina ignorância e a ignorância é um canal para vários males. E é péssimo quando dissemina o pânico, povoando a cabeça das pessoas com fantasias e temores infundados. Caso das fake news espalhadas sobre casos confirmados do novo coronavírus, É mentira. Há quatro pessoas em observação, cujos testes ainda nem tiveram resultado. Nenhum registro da doença.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

1 thought on “É mentira | São falsas informações sobre caso confirmado de coronavírus em Conquista

Comente