Coronavírus | Primeira morte no Brasil, 14 casos na Bahia, nenhum em Conquista. Uesb suspende aulas

Foi anunciada nesta terça-feira (17) a primeira morte pelo novo coronavírus no Brasil. Um homem de 62 anos, morador de São Paulo, que estava internado em um hospital particular e já tinha histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática — aumento benigno da próstata, comum em homens mais velhos. Ele morreu ontem. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decretou estado de emergência.

Na Bahia, a secretaria estadual de Saúde divulgou que há três novos casos do novo coronavírus (Covid-19), em Porto Seguro e Prado, no extremo-sul do estado. Agora já são 13 confirmados de Covid-19, em Salvador – 4, Feira de Santana – 5, Porto Seguro, 3 e Prado – 1.

Em Vitória da Conquista, não foi divulgado boletim na manhã de hoje. Assim, mantém-se o número de quatro casos suspeitos sob observação.  O prefeito Herzem Gusmão decretou fechamento de escolas e faculdades, além de suspensão de eventos e outras medidas. Veja aqui.

A reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste também suspendeu as atividades nos três campi (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga) a partir desta terça-feira, por 72 horas. Na quinta-feira (19) vai haver uma reunião emergencial do Conselho Universitário (Consu) para tratar das condições de funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas da Uesb a partir do dia 20 de março de 2020, bem como da aplicação dos Decretos Estaduais nº 19.528 e 19.529, de 16 de março de 2020, no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

O Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA) já havia suspendido as aulas por três dias, entre segunda-feira (16) e amanhã (18), mas deve manter a decisão por mais dias.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente