ATENÇÃO! | Não há coronavírus confirmado em Conquista, mas casos suspeitos subiram para 12


De forma irresponsável, um blog de Vitória da Conquista publicou ontem (17), por volta das 22h40, uma matéria dizendo que havia casos confirmados do novo coronavírus em Vitória da Conquista, de pacientes que teriam chegado da Europa. A informação é falsa. Ainda não há casos confirmados no município (e torçamos que não ocorram).

Logo que vimos a matéria fizemos contato com a Diretora de Vigilância em Saúde em Vitória da Conquista, Ana Maria Viana Ferraz de Oliveira, e com a secretária de Comunicação, Maria Marques, e ambas negaram firmemente. O blogueiro, avisado, inicialmente, fez uma mudança no título da matéria e, hoje pela manhã, apagou o texto. E nem se explicou ou pediu desculpas.

Apesar de ele ter apagado a matéria com informação falsa, várias pessoas fizeram print da matéria ainda ontem e a foto que mostra a manchete do blog, dizendo existiriam seis pessoas infectadas pelo coronavírus, está circulando nas redes sociais, causando pânico e desinformação. Mas, não é verdade.

Em Vitória da Conquista, desde fevereiro são 22 casos notificados, dez foram descartados laboratorialmente e 12 aguardam o resultado.

As amostras dos pacientes já foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise. Todos estão em isolamento domiciliar com quadro de saúde estável, apresentando sintomas leves de síndrome gripal.

A equipe médica da Vigilância Epidemiológica, composta por pneumologista e enfermeiras técnicas, está monitorando e avaliando diariamente os casos que estão em isolamento.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente