Uesb suspende atividades por um mês e divulga novas medidas de prevenção ao coronavírus


Em reunião ordinária, realizada na quinta-feira (19), o Conselho Superior Universitário (Consu) da Uesb aprovou a Resolução 03/2020, com as medidas que serão temporariamente adotadas pela Universidade para prevenir a propagação do novo coronavírus.

Uma das medidas se refere à suspensão temporária, pelo período de 30 dias, das atividades presenciais de ensino de graduação, pós-graduação e extensão, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A resolução ressalta que esse período poderá ser antecipado ou prorrogado.

Durante esse período, as bibliotecas da Universidade não realizarão atendimento ao público, bem como os museus mantidos pela Instituição. Restaurantes universitários e lanchonetes localizadas nos campi não irão funcionar. Fica suspenso ainda o atendimento ao público no Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), em Vitória da Conquista, e nas Clínicas de Fisioterapia e Odontologia, no campus de Jequié.

Também ficam suspensos por 30 dias eventos acadêmicos de qualquer natureza; solenidades de colação de grau para concluintes dos cursos de graduação; bancas presenciais de qualquer natureza, como trabalho de conclusão de curso e defesa de dissertação ou de tese.  Serão adiadas convocações de candidatos aprovados no vestibular e no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Além disso, serão suspensos editais mencionados na Resolução, que tratam de algumas seleções, como o processo seletivo de professor substituto.

Segundo a Resolução, nesse prazo, as atividades presenciais especiais relacionadas a internato, residência médica e outras relacionadas aos cursos da área de Saúde poderão ter continuidade, excepcionalmente, por solicitação dos colegiados ou departamentos.

Quanto às atividades administrativas, serão liberados para o desenvolvimento de suas funções, de forma remota, os servidores que tenham 60 anos de idade ou mais; com histórico de doenças respiratórias e doenças crônicas; grávidas; ou que utilizam medicamentos imunossupressores. A Resolução informa ainda que cada setor, a partir de suas especificidades, deverá adotar medidas para o cumprimento das atividades regulares, prioritariamente, por meio do trabalho remoto.

Nos casos em que houver necessidade de realização de trabalho presencial, para atividades consideradas essenciais, deverá ser adotado o escalonamento de servidores, de modo a reduzir o número de pessoas no mesmo espaço físico. Essas atividades são listadas na Resolução, que também destaca que não haverá atendimento presencial ao público nos setores que compõem a Universidade, exceto em casos excepcionais. Assim, com o intuito de facilitar a comunicação com as comunidades interna e externa, no Anexo Único do documento, é disponibilizada uma lista de e-mails, referentes a diversos setores da Instituição.

O documento informa ainda que a Uesb irá intensificar os procedimentos de limpeza e desinfecção de todos os ambientes dos seus três campi, especialmente dos sanitários. Além disso, irá reforçar a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), por seus trabalhadores, principalmente aqueles que realizam as atividades de limpeza e higienização, responsáveis pela coleta e descarte dos resíduos sólidos e esgotamento sanitário.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente