Decreto de fechamento do comércio de Conquista não deve sair mais hoje


Não deve mais sair hoje o esperado decreto que determina o fechamento de estabelecimentos comerciais em Vitória da Conquista, que já estava pronto e vazou antes de ser discutido com entidades dos setores produtivos, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, além de sindicatos da área. A razão: não houve consenso acerca do funcionamento dos que estabelecimentos que poderão abrir.

O decreto deverá ser publicado em edição extra do Diário Oficial do Município neste domingo ou na segunda (23). De posse da informação de que a decisão não será publicada hoje, o BLOG entrou em contato com a secretária de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista, Maria Marques, e com a presidente da CDL, Sheila Lemos.

Maria Marques, uma das profissionais em Conquista mais sobrecarregadas nessa fase da crise e da luta contra o coronavírus, disse que estava no aguardo das definições e não poderia adiantar nada. Já a presidente da CDL confirmou que, provavelmente, a decisão não sairá mais neste sábado. Sheila afirmou que a CDL defende o fechamento do comércio, mas há uma preocupação no governo e entre as entidades quanto ao funcionamento dos estabelecimentos que não podem fechar. “A demora, agora, não é mais pela discussão do fechamento, isso está certo, a preocupação com os que têm que continuar trabalhando”.

A presidente da CDL diz que “primeiro deve-se pensar na preservação da vida e da saúde e somente depois na saúde financeira das empresas das pessoas”, por isso nosso posicionamento pessoal – e da maioria dos comerciantes – foi pelo fechamento logo”, explicou.

Mais cedo, a CDL mandou realizar uma enquete entre os comerciantes e o resultado foi apresentado ao prefeito, com 68% defendo o fechamento imediato. Além de ter como alvo a prevenção contra a contaminação pelo Covid – 19, o decreto com a determinação do fechamento das lojas pode dar condições aos comerciantes de renegociações com fornecedores e com instituições governamentais e banco quanto a tributos e obrigações vincendas, possibilitando a manutenção de empregos e a retomada mais rápida da economia, de acordo com especialistas ouvidos pelo BLOG.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente