Coronavírus | Vitória da Conquista informa 19 novos casos suspeitos no intervalo de quatro horas


A Prefeitura de Vitória da Conquista informou, às 19h05 deste domingo que o município tem 57 casos suspeitos do novo coronavírus. Mais cedo, em informe divulgado às 14h47, eram 46 casos suspeitos. A diferença é de apenas 11, mas a própria Prefeitura anuncia que oito casos anteriormente suspeitos foram descartados, o que eleva o número de novas notificações para 19.

Às 14h47 os dados eram de que, desde 28 de fevereiro, são 62 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), tendo sido 16 descartados laboratorialmente e nenhum confirmado, diferença de 46 casos ainda suspeitos. Às 19h05 os números mudaram para 81 casos notificados, 24 descartados e nenhum confirmado, diferença de 57 e 19 a mais no geral.

Como a Prefeitura destacou que oito casos dos informados mais cedo tinham sido descartados, restando, automaticamente, daquele grupo, 38 casos suspeitos, e sendo 57 o número apresentado à noite, determina-se em 19 os casos suspeitos novos. É a matemática, lamentável nessa situação.

Dá para entender a boa intenção da Prefeitura de, ao invés dos números puros, optar por destacar que houve redução de casos suspeitos. A ideia seria aliviar a carga de notícias negativas, fortes, assustadoras sobre o coronavírus. Mas, embora numericamente tenha havido uma diminuição de oito casos suspeitos em um dado momento, a informação como dada não reflete, exatamente, a realidade, a doura. Sempre ocorrerão casos descartados e ao mesmo tempo uma quantidade bem maior de novas notificações e, infelizmente, em algum tempo, novas confirmações. Infelizmente.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente