Coronavírus | Restaurantes e bares de Conquista continuam fechados. Só reabrem estabelecimentos comerciais e de serviços essenciais

O decreto 20.20, assinado na tarde desta quinta-feira (26) pelo prefeito Herzem Gusmão e publicado no Diário Oficial do Município, da página 27 a 29, modifica o de número 20.202, publicado no domingo passado e acrescenta pelo menos 13 tipos de estabelecimentos comerciais e de serviços. Restaurantes e bares estão fora da medida e continuam proibidos de abrir.

À lista anterior somaram-se, frigoríficos, granjas, Lojas de material de construção, vidraçarias, marmoraria, serrarias, serralharias e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva da construção civil; lojas de auto peças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados a manutenção de veículos automotores; além de concessionárias de veículos, hotéis e pousadas.

O artigo 3º do decreto determina que os estabelecimentos comerciais de serviço poderão funcionar porque foram enquadrados como atividades de natureza essencial.

Sobre restaurantes, bares, lanchonetes e similares o prefeito Herzem Gusmão disse que está sendo definida forma de funcionamento, com distanciamento espacial, limitação de público com recomendação de um percentual de mesas, para evitar aglomeração, e que nesta sexta-feira (27) deve sair um novo decreto com novas determinações, podendo reabrir no sábado ou ficar mais uma semana fechados.

Segundo Herzem, a Prefeitura vai intensificar a fiscalização para verificar o cumprimento das recomendações, como a intensificação das ações de limpeza, álcool em gel em locais de fácil acesso para clientes e funcionários e ainda divulgar informações acerca da COVID-19.

Além disso, os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão adotar um sistema de senhas ou outro sistema eficaz, a fim de evitar a aglomeração e privilegiando sempre o atendimento da população que se encontra no grupo de risco definido pela OMS.

VEJA A LISTA DOS ESTABELCIMENTOS QUE PODEM FUNCIONAR A PARTIR DESTA SEXTA

Art. 1º. O artigo 3º do Decreto 20.202, de 22 de março de 2020, publicado no Diário Oficial do Município, ed. 2.583, ano 13, páginas 03-07, passa a ter a seguinte redação:

“Art. 3º. Poderão funcionar durante esse período as seguintes atividades comerciais consideradas como de natureza essencial:

I – serviços de saúde, farmácias, assistência médica e hospitalar;
II – hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos, granjas e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva de gêneros alimentícios;
III – lojas de conveniência;
IV – lojas de venda de alimentação para animais e de produtos indispensáveis para produção agropecuária, prevenção, controle de pragas dos vegetais e de doença dos animais.
V – distribuidores de gás;
VI – lojas de venda de água mineral;
VII – padarias;
VIII – geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
IX – tratamento e abastecimento de água;
X – captação e tratamento de esgoto e lixo;
XI – processamento de dados ligados a serviços essenciais;
XII – segurança privada;
XIII – serviços funerários;
XIV – bancos, lotéricas e cooperativas de crédito;
XV – postos de combustível;
XVI – lojas de material de construção, vidraçarias, marmoraria, serrarias, serralharias e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva da construção civil;
XVII – lojas de auto peças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados a manutenção de veículos automotores;
XVIII – concessionárias de veículos;
XIX – hotéis e pousadas;
XX – outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos ou Secretaria Municipal de Saúde.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente