
Orientação técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) relaciona quais os pacientes com suspeita do novo coronavírus (Covid -19) devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA (veja no fim da matéria). Pela lista de critérios, o percentual de pessoas com suspeita da doença que são submetidas ao teste é reduzidíssimo e isso explicaria por que uma cidade como Vitória da Conquista ainda não tem nenhum caso positivo, mesmo com mais de 300 mil habitantes (sede do município), dotada de aeroporto e estação rodoviária com fluxo intenso de pessoas indo e vindo para estados do Sul e Sudeste, principalmente São Paulo, além de ser passagem de uma das rodovias mais movimentadas do país.
Tem gente que acredita que seja milagre, outros atribuem à ação rápida do prefeito Herzem Gusmão ao mandar fechar escolas públicas e privadas, faculdades, academias, etc. e, mais recentemente, a maior parte do comércio e todos os restaurantes e bares. Mas, não é pequena a parcela da população que desconfia que a ausência de casos confirmados em Vitória da Conquista se deve à falta de testes. Simples assim: a grande maioria das pessoas com sintomas – os casos suspeitos – não é testada.
De 109 casos notificados desde 28 de fevereiro, somente 35 foram descartados. Só na última semana (até ontem, 25) foram 87 notificações de casos suspeitos e apenas 25 foram descartados neste tempo. Isso pode indicar que só estes 25 foram testados. Se todos fossem ou todos estariam descartados ou haveria caso positivo. E existe uma explicação para que esses testes não tenham sido feitos: só algumas pessoas são submetidas ao exame para detecção ou não do vírus.
Na manhã desta quinta-feira (26) o BLOG recebeu mensagem de uma pessoa afirmando ter conhecimento de que várias pessoas com sintomas foram atendidas e mandadas de volta para casa sem testagem. Que não puderam fazer nem no setor privado, que teriam recebido testes apenas ontem ou hoje.
Diante dessa situação, é razoável dizer que Herzem Gusmão acertou ao determinar o fechamento do comércio e outros setores de Vitória da Conquista. Mas, considerando que a maioria dos casos suspeitos na cidade não foram testados e, portanto, existe grande probabilidade de alguém já ter sido infectado com o vírus, mas não fez os exames para confirmar, o governador Rui Costa está certo em recomendar o funcionamento do comércio e similares?
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SOBRE QUEM DEVE FAZER O TESTE EM CASO DE SUSPEITA DE COVID – 19
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas