Coronavírus: Prefeitura de Conquista oferece abrigo provisório para população em situação de rua


Pensando na proteção das pessoas em situação de rua contra a pandemia do Coronavírus (Covid-19), aPrefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (SMS) ampliou o atendimento para essa população enquanto durar a necessidade de isolamento social, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúe (OMS) e de especialistas em saúde.

Durante esse período, uma equipe formada por servidores da Semdes e da SMS estão ofertando às pessoas em situação de rua a possibilidade de se recolherem em abrigo provisório durante o período da pandemia. O acolhimento iniciou na quinta-feira (26) com 18 pessoas, que contam no local com acesso a banho, material de higiene pessoal, refeições, local para dormir e atividades com os educadores sociais.

“Esta ação coloca à disposição da população de rua uma estrutura que possibilita um atendimento digno, que ao mesmo tempo atenda as especificações do Ministério da Saúde. O objetivo é ofertar proteção a esse público, que requer uma atenção especial que permita, sobretudo, a preservação da vida”, esclareceu o secretário interino de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Além da unidade de acolhimento provisório, pessoas do grupo de risco do Covid-19 (diabéticos, cardíacos, entre outros) estão sendo encaminhadas para uma unidade da rede credenciada da Assistência Social. Ainda dentro do plano emergencial, a Prefeitura ampliou o atendimento das equipes de Consultório na Rua e Equipe de Abordagem Social, que antes acontecia de segunda a sexta-feira e agora passa a atender de domingo a domingo, a fim de evitar que pessoas permaneçam desprotegidas nas ruas da cidade.

A ampliação dos serviços foi aprovada pelo representante do Movimento População de Rua, Clodoaldo da Conceição Moreira, “Nós pedimos à Secretaria o acolhimento, o alimento, os materiais de higiene e o suporte de técnicos dentro da casa. Para que eles [moradores em situação de rua] fiquem aqui e não saiam enquanto houver a necessidade do isolamento. Eu estou explicando para eles que tudo isso aqui é temporário, pois esse momento é passageiro”, ressaltou Clodoaldo, que visitou o espaço e está ajudando a Equipe de Abordagem a conversar com as pessoas nesta situação em Conquista.

Os demais serviços, Centro Pop Adulto e Centro Pop Criança e Adolescente continuam funcionando de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00, com café da manhã e lanche da tarde, banho, guarda de objetos pessoais e atendimento com equipe multiprofissional (educador social, técnicos de nível superior, entre outros).


COM TEXTO E FOTOS DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PMVC

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente