Imprensa reclama de privilégios de blog na liberação de notícias da Prefeitura de Conquista


Antes mesmo de a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista ser informada do vídeo em que o prefeito Herzem Gusmão (MDB) anunciou que estenderá o prazo de fechamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais, como lojas de rua, restaurantes e bares, um blog da cidade já havia recebido as informações e o vídeo, ao mesmo tempo em que estava sendo postado nas redes sociais do prefeito.

Vários jornalistas e blogueiros, há tempos, vêm denunciando o privilégio na obtenção de informação de assessores do prefeito e até da Secretaria de Comunicação. A titular da Secom, Maria Marques, nega que essa prática esteja ocorrendo e garante que tem dado o mesmo tratamento a todos os veículos e jornalistas. O ocorrido hoje, com a antecipação do vídeo do prefeito e dos dados da decisão que ele tomou, mostra que, se não é a Secom, oficialmente, alguém, pessoalmente, tem preferência por um determinado blog.

Isso, em um momento delicado como este, em que a imprensa, como um todo, está na luta, assim como o poder público, acordando cedo, dormindo tarde, para informar e esclarecer, muitas vezes expondo-se a riscos, pela ameaça do novo coronavírus, ao se movimentar pela cidade em busca de dados para passar aos leitores, ouvintes e telespectadores, é um desrespeito que um jornalista seja privilegiado, recebendo antes dos demais, informações que são do interesse coletivo.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente