Coronavírus | Da importância dos hospitais de Conquista divulgarem boletins sobre Covid – 19

Hospitais públicos e privados de várias cidades que internaram ou têm internados pacientes com suspeitas ou confirmação de Covid – 19 disponibilizam boletins diários para informar a população e ajudar a diminuir dúvidas, boatos e fake news. Isso acontece, por exemplo, com os hospitais de Ilhéus e Itabuna. Mas, em Vitória da Conquista, nem todas as unidades hospitalares adotaram essa prática e a liberação de informação é muito rara, quase nunca acontece. O que acaba gerando muita especulação.

Os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também não esclarecem quantos dos casos suspeitos de Covid – 19 estão em observação em casa ou em internação hospital

Matéria publicada no Blog do Sena* nesta segunda-feira (30) conta as histórias de duas pessoas que procuraram hospitais da cidade, com sintomas, uma delas narra sintomas graves como febre e dificuldade de respirar, mesmo assim foram mandadas para casa sem, ao mínimo, coletar material para exame que pudesse verificar se estão ou não com o novo coronavírus.

No sábado, este BLOG recebeu mensagens que diziam haver pessoas doentes com a Covid – 19 no Hospital São Vicente de Paulo, da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista e um dos maiores do interior da Bahia. Os boatos e fake news não apenas mencionavam pacientes com o novo coronavírus, como diziam que o estado era grave. Mentira, que, sem esclarecimento, ganhou redes sociais.

Ontem à tarde, o provedor da Santa Casa, Abmael Brito, respondeu ao contato do BLOG. Esclareceu que não havia nenhum caso confirmado no hospital e enviou o boletim datado do dia anterior, relatando a unidade recebera quatro internados com suspeita de Covid – 19, tendo sido um caso descartado. Hoje, à tarde, ele enviou o boletim do dia. Ainda há duas pessoas internadas com suspeita da Covid – 19, mas dois dos casos que passaram pelo hospital testaram negativo, foram descartados.

HOSPITAL DE BASE

Do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), mais conhecido como Hospital de Base, normalmente não é dificil obter informações, embora nem sempre oficiais. Os blogs locais têm diversas fontes internas, que acabam relatando o que acontece lá. Mesmo assim, o diretor-geral, Geovanni Moreno, sempre acessível, disse ao BLOG que hoje deverá divulgar um balanço das entradas de casos suspeitos na unidade. Na semana passada um idoso, que faleceu, chegou a ser testado para o novo coronavírus e o exame deu negativo. O HGVC ainda não tinha emitido o boletim prometido até 16h30.

Os hospitais são centros de referência para a população, que lhes destina confiança. Sabe-se que há instituições que optam por não divulgar casos, suspeitos ou confirmados, temendo que a imagem seja prejudicada.Talvez a transparência tenha o efeito contrário, especialmente em um momento como este, em que as pessoas buscam em quem confiar. As especulações podem causar estragos muios maiores.

* LEIA A MATÉRIA DO BLOG DO SENA

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

2 thoughts on “Coronavírus | Da importância dos hospitais de Conquista divulgarem boletins sobre Covid – 19

  1. Muito importante essa informação. Até para que as pessoas saibam, no caso de positivos com sintomas agravados, se foram menos ou mais expostos à contaminação. E a Vigilância Sanitaria e outras autoridades atentas ao movimento nas unidades de saúde, incluindo clínicas e farmácias. É atenção a quem chega de regiões com casos confirmados.

Comente