Conquista confirma primeiro paciente com coronavírus 34 dias depois dos primeiros casos suspeitos


Um rapaz de 27 anos, que chegou há alguns dias do Rio de Janeiro, é o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em Vitória da Conquista. Ele estava sendo monitorado e a informação inicial é de que passa bem.

De acordo com o primeiro boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgado às 18h26 desta terça-feira (31), desde o dia 27 de fevereiro, quando surgiram os primeiros casos suspeitos, foram 166 notificações, 48 foram descartados laboratorialmente e 5 por vínculo epidemiológico*, enquanto 77 aguardavam resultados das amostras enviadas ao Lacen, em Salvador, e 36 aguardavam coleta.

Hoje foram notificados mais 6 casos com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Covid-19.

A informação de que um caso foi testado positivo para o novo coronavírus veio às 19h05. Segundo a Prefeitura de Conquista, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) comunicou o resultado por volta das 18h30.

NOTA DO EDITOR:

Inicialmente, neste espaço havia uma matéria com o título Conquista chega ao 34º dia desde a primeira notificação de caso suspeito sem confirmação de Covid-19, que divulgava os dados do boletim oficial da Prefeitura de Vitória da Conquista desta terça-feira. Mas, cerca de meia hora depois, a Prefeitura informou mudança de situação, com a confirmação do caso mencionado no texto acima.

*Os casos descartados por vínculo epidemiológico foram de pessoas que tiveram contato com paciente que teve resultado laboratorial negativo para a suspeita de infecção por Covid-19.)


IMAGEM ILUSTRATIVA

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente