Prefeitura de Conquista vai transformar prédio do CAPS não utilizado em núcleo de tratamento ao coronavírus


A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou que vai transformar o prédio que seria destinado ao CAPS III, localizado na Avenida Integração, em um Núcleo de Referência ao Coronavírus, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na manhã de sábado (4), o prefeito Herzem Gusmão visitou as instalações, acompanhado do médico infectologista Augusto Nunes, contratado para coordenar o trabalho de triagem de casos suspeitos de Covid-19.

Segundo Herzem, o local será será equipado e já deverá estar funcionando nos próximos dias. “Decidimos estabelecer aqui um núcleo onde faremos uma triagem da doença. Para isto, buscamos um infectologista renomado que irá coordenar o trabalho. Esperamos entregar, até a próxima semana, o local em pleno funcionamento para evitar ao máximo onerar os hospitais da cidade”, explicou o prefeito.

Indicado pelo comitê gestor, Augusto Nunes é especialista em epidemiologia e infectologia do Instituto Couto Maia, de Salvador, e já está em Vitória da Conquista para coordenar as ações de núcleo de referência. “Esta base é um formato que está sendo adotado no mundo todo. Nossa vantagem é contar com uma boa estrutura, com médicos emergencistas e a equipe de infectologia do município, que darão o suporte científico e ainda a capacitação a outros profissionais da rede de saúde”, explica Augusto.

O núcleo será exclusivamente utilizado para receber suspeitos de infecção pelo coronavírus, que serão encaminhados pelas unidades de saúde e receberão os primeiros tratamentos.


O prédio está destinado ao CAPS III desde 2013, quando foi cedido ao Município pela União. O lugar antigo, que era usado por dependentes químicos por muito tempo, foi demolido em 2014 e, desde então, vinha sendo preparado para ser a sede definitiva do CAPS III voltado para pessoas com problemas com álcool e drogas. Mas, o projeto não foi concluído.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente