Com Conselho de Saúde, Câmara e população contra, Herzem revoga decreto que reabriu lojas


Depois de duas tensas entrevistas à TV, a primeira à apresentadora Jéssica Senra, do Bom Dia Bahia, da Rede Bahia, o prefeito Herzem Gusmão decidu revogar o decreto que autorizava o funcionamento do comércio de Vitória da Conquista e decidiu modificar a composição do Comitê Gestor de Crise, composto apenas por secretário municipais.

Antes, o prefeito havia dito ao BLOG que, como sexta é feriado e a determinação é que no sábado as lojas não funcionem, apenas as feiras livres, ele e a equipe técnica estariam monitorando os efeitos da medida e decidiriam o que fazer no sábado (11);

Segundo o decreto 20.246, publicado domingo (5) as lojas de rua funcionariam em horário excepcional, divididas em dois blocos se revezando diariamente entre os turnos da manhã e da tarde. Na expectativa da Prefeitura, isso evitaria que houvesse muita gente nas ruas e aglomerações na área comercial. Mas, o que se viu foi diferente e o centro de Vitória da Conquista teve, nesta segunda-feira, uma movimentação quase normal, conforme imagens mostradas pela TV Sudoeste, ao vivo, no momento da entrevista do prefeito e fotos publicadas nos blogs da cidade.

(FOTOS: BLOG DO ANDERSON E BLOG DO SENA)

A edição das medidas, que o prefeito revogou 24 horas depois, aconteceu no momento que os casos de Covid-19 aumentaram e já são seis pacientes doentes na cidade. A observação, feita por especialistas, de que esta semana será crucial para o aumento da infestação do novo coronavírus, levou o Conselho Municipal de Saúde (SMS) e a Câmara de Veradores, a contestarem a medida tomada pelo prefeito Herzem Gusmão e pedir o fechamento do comércio. Até o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se manifestou contra a decisão, destacando que Vitória da Conquista é um dos principais centros dispersores do coronavírus para a Bahia, pela sua populaçao e localização geográfica.

O BLOG realizou uma enquete para saber a opinião dos leitores em relação às medidas do governo municipal parao enfrentamento do novo coronavírus em Vitória da Conquista, incluindo a reabertura do comércio. Até 16h45* desta segunda-feira, 315 pessoas já tinham votado na enquete e a maioria – 67,84% – estava contra a reabertura das lojas, enquanto 22,71% opinaram a favor do funcionamento das lojas em revezamento e 9,43% acham que todo o comércio deve funcionar normalmente.

Com relação às escolas, 92,19% querem que continuem fechadas e 7,80% acham que devem reabrir. Sobre bares e restaurantes, 90,30% querem que permaneçam fechados e 9,69% dizem que podem reabrir.

* Dados atualizados

Outras respostas: 1. É necessário manter as escolas fechadas e comércio também; 2. Serão atropelados pela realidade.

AINDA DÁ PARA VOTAR NA ENQUETE, CLICANDO AQUI.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente