Coronavírus | Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista é contra funcionamento do comércio

Comunicado Oficial: Câmara é contrária à reabertura do comércio

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista se manifesta contrária ao Decreto 20.246, do Prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB), que dispõe sobre a reabertura do comércio conquistense, mesmo que em horário excepcional. O Poder Legislativo entende que o momento é de isolamento social, conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Nesse momento, quando deveria haver uma união entre os poderes, a Câmara Municipal sequer foi incluída no Comitê Gestor de Crise criado pela administração municipal, mesmo a Casa tendo solicitado essa participação.

Diante disso, o legislativo criou a Comissão de Enfrentamento à Covid-19, que vem atuando de forma incessante na cobrança de medidas de combate ao coronavírus, com reuniões envolvendo os órgãos de saúde do Estado e do Município, além de cobrar junto à Embasa e a Coelba a suspensão dos cortes de água e energia elétrica das pessoas que estavam com atraso nos pagamentos. Outra importante medida foi a devolução de um cheque no valor de R$300.395,98, à Prefeitura Municipal, com o compromisso do prefeito de que o recurso seria destinado às ações de combate à Covid-19.

A Câmara entende a preocupação do gestor com os impactos econômicos provocados pela crise, mas reforça o seu compromisso com a preservação da vida. Dessa forma, externamos a nossa solidariedade à população conquistense e reforçamos o nosso posicionamento contrário à reabertura do comércio.

Luciano Gomes
Presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente