Coronavírus em Conquista | Blog publicará apenas números do boletim da Prefeitura

A diferença entre as informações prestadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Prefeitura de Vitória da Conquista no tocante aos números do novo coronavírus (Covid-19) no município tem criado confusão nos leitores do BLOG, que se manifestam em comentários às postagens feitas nos grupos do Facebook onde as matérias são divulgadas. Os internautas não entendem por que, em um pequeno intervalo de tempo, a quantidade de casos confirmados destoa e questionam qual o número que vale.

Ocorre que a Sesab dá publicidade ao seu boletim vespertino entre 17h00 e 18h30 com os quantitativos referentes aos resultados de exames do Laboratório Central da Bahia (Lacen), enquanto a Prefeitura de Conquista divulga o boletim local depois e considera os casos confirmados a partir de testes feitos por laboratórios particulares da cidade, mas que ainda serão submetidos a contraprova do Lacen. Como a primeira informação – da Sesab – permanece nos grupos e muita gente vê só depois de saber os dados divulgados pela Prefeitura, se espanta, mostra a dúvida, critica.

Para evitar a confusão, a partir de hoje, este BLOG publicará os dados gerais do estado da Bahia informados pela Sesab a partir do meio-dia e no final da tarde, mas não destacará desses boletins os números de Vitória da Conquista, optando pela divulgação do boletim local.

Sesab e Prefeitura de Vitória da Conquista têm metodologias diferentes de informação a respeito da contabilidade de casos da Covid-19 e as duas são corretas, a considerar os critérios utilizados, mas os leitores já recebem muitas informações, números diferentes, não apenas dos órgãos oficiais, mas de parte da imprensa, já que se instalou entre os blogs – especialmente os “mais famosos” – uma espécie de “apuração paralela”, com a busca de “casos confirmados”, “casos graves, até “óbitos”, em nome do “furo ‘jornalístico'” e do recorde acessos e visualizações. É dado demais para os leitores.

Este BLOG vai continuar buscando a informação mais limpa, aquela confirmada, no interesse de servir ao leitor e continuar cooperando com a coletividade.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente