Divergência de informações | Declaração de ministro do STF coincide com abordagem do BLOG


Em decisão tomada ontem (8) em que proíbiu o governo federal de derrubar decisões de estados e municípios sobre isolamento social, quarentena, atividades de ensino, restrições ao comércio e à circulação de pessoas, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que é “fato notório” que existe “grave divergência de posicionamentos entre autoridades de níveis federativos diversos e, inclusive, entre autoridades federais componentes do mesmo nível de governo, acarretando insegurança, intranquilidade e justificado receio em toda a sociedade”.

A fala do ministro coincide com questionamento já feito por este BLOG. Em matéria intitulada “São 4, 7 ou 8 casos? Secretaria municipal e Sesab não se esclarecem números da Covid-19 em Conquista”, abordamos as divergências identificadas pelo ministro Alexandre Moraes, na qual destacamos a falta de sincronia e as divergências de informações entre Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, com referência também ao país.

“Os órgãos governamentais têm a obrigação de tentar sincronizar notícias e boletins. Parar para acertar. Isso deve ser em todo país. Sabe-se que os casos crescem em escala difícil de acompanhar, são muitos (muitos mesmo) testes que chegam na mesma hora e é difícil dar conta rápido da demanda  – e isso porque são testados apenas casos específicos, uma maioria gigantesca de casos suspeitos, de pessoas com sintomas, simplesmente não é testada. Mas, há casos que podem ser priorizados. E as mensagens passadas sem choque de informação, sem essa disparidade numérica que hoje se verifica na situação de Vitória da Conquista”, ressaltamos.


FOTO: Carlos Moura/SCO/STF

 

 

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente