Secretaria de Saúde de Conquista cancela compra de três mil testes para coronavírus

A edição desta terça-feira (14) do Diário Oficial do Município publicou a revogação da Dispensa de Licitação nº 078/2020 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referente à aquisição de três mil kits para testes para  detecção rápida e “qualitativa dos anticorpos IgG/IgM da síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-Co-V-2). A SMS alegou razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, conforme o artigo 49, da Lei das Licitações 8.666/93, para cancelar a compra.

De acordo com o documento de revogação, depois de empenhar o valor que seria pago pelos testes para deteção rápida do Coronavírus e encaminhar a ordem de compra à empresa Eco Diagnóstica Ltda a Secretaria Municipal de Saúde recebeu proposta de venda dos mesmos kits, de outra empresa, por valor 30% menor do que o da Eco.

O valor para compra dos kits era de R$ 360 mil. Assim, de acordo com o documento da SMS, a mesma compra de três mil testes deve ficar por R$ 252 mil. A Secretaria Municipal de Saúde não divulgou se comprará da nova empresa, também não divulgada, a mesma quantidade ou uma quantidade maior pelo valor anterior.

Na entrevista coletiva concedida na semana passada o secretário Alexsandro Costa tinha dito que a Eco Diagnóstica havia atrasado a entrega, mas não deu nenhum sinal do que poderia estar ocorrendo.

A ausência de maiores informações torna o episódio muito estranho.

VEJA A PUBLICAÇÃO DA REVOGAÇÃO NA PÁGINA 3 DO DIÁRIO OFICIAL

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente