Para entender melhor os números do coronavírus em Vitória da Conquista

De acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista (SMS) divulgado no início da noite de ontem (15) percebe-se que, em 24 horas, foram registradas 34 novas notificações de casos suspeitos do novo coronavírus, totalizando 458 notificações até as 17h00. Do total de notificações, 326 foram descartadas, 73 aguardam coleta das amostras, 39 esperam resultado dos testes e houve uma morte, no dia 13.

Muita gente confunde as notificações com casos da doença (Covid-19). Nem sempre são. A notificação é o informe obrigatório feito pelas unidades de saúde quando registram um caso suspeito, com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus, por exemplo.

No caso do boletim divulgado ontem, os casos suspeitos eram 112, que é a soma da quantidade de pacientes que aguardam para fazer o teste com os que já tiveram material coletado e esperam o Lacen estadual enviar o resultado. Já os casos confirmados eram 20, além de um óbito.

Veja que a soma dos casos suspeitos (112), com os confirmados (20) é 132, que, diminuído de 458 dá exatamente o número de casos descartados, 326. O óbito está incluído no caso confirmado.

Mas, muita gente pergunta: E são quantas pessoas doentes, afinal? De acordo com o boletim da SMS, foram registrados 20 casos confirmados (pacientes com a Covid-19), um faleceu e 17 foram considerados curados, então, em Vitória da Conquista, até as 17 horas de ontem (15), a quantidade de pessoas ainda em recuperação da Covid-19 eram duas.

Resumindo: notificações são os registros de todos os casos possíveis de serem de coronavírus e são apresentados no total, desde o dia 27 de fevereiro, no caso de Vitória da Conquista. Descartados são os casos que foram negativados. Os casos suspeitos são o resultado da soma dos casos que esperam coleta com os que aguardam resultado do Lacen. E a quantidade de confirmados é a diferença entre os notificados e a soma dos descartados e suspeitos. No final, a quantidade de doentes é a diferença entre os casos confirmados e os recuperados.

Veja na abela os números gerais de Vitória da Conquista.

CORONAVÍRUS EM VIT. DA CONQUISTA 1. NOTIFICAÇÕES 2. CONFIRMADOS 3. DESCARTADOS 4. AGUARDANDO COLETA
DESDE 27 FEV 458 20 326 73
5. AGUARDANDO RESULTADO 6. CASOS SUSPEITOS 7. RECUPERADOS 8. ÓBITOS 9. AINDA EM RECUPERAÇÃO
39 112* 17 1 2
*(4 + 5)

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente