Comércio fechado | Prefeitura de Conquista responde à CDL, fala em subnotificação e que está agindo com a máxima responsabilidade

Em nota de esclarecimento posta em seu site, a Prefeitura de Vitória da Conquista responde uma nota divulgada nesta terça-feira (28) pela Câmara de Dirigentes Lojistas sobre a decisão de manter parte do comércio fechado. O documento, sem assinatura de autoridade específica, diz que o momento é de aprofundamento da pandemia no Brasil e que é papel da administração municipal agir com a máxima responsabilidade para proteger a população.

De acordo com a nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista vem adotando medidas de prevenção gradativamente, “acompanhando os dados de infecção do coronavírus no município e em seu entorno, atendendo às recomendações técnicas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde”.

A nota destaca que já foram registrados 31 casos conformados da Covid-19 no município, com três óbitos, mas que os números conhecidos podem não corresponder à realidade, já que a pequena quantidade de testes disponibilizados pelo Governo do Estado é insuficiente para atender a população do município, o que pode estar ocasionando subnotificação de casos do novo coronavírus na cidade.

A administração municipal defende que tem dialogado com a entidade representativa dos lojistas, por meio o Comitê de Gestão de Crise, “a fim de estabelecer medidas adequadas diante do cenário atual” e ressalta que além de reuniões, a CDL terá um lugar no grupo institucional que será formado pela Prefeitura, para o qual já indicou um nome. “Também em diálogo com a CDL, foi aprovada a iniciativa da Prefeitura em criar a plataforma online Comércio Conquista, que tem o objetivo de intermediar as vendas das empresas de serviço não essencial com os clientes”, diz a nota, que pode ser lida na íntegra no site da Prefeitura.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente