Para coronavírus | Estado deve contratar mais leitos de UTI em Conquista. Negociações estariam avançadas com IBR

Depois de ter contratado 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria do Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), o Governo do Estado deve anunciar nas próximas horas a disponibilização de mais dez leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19. Segundo fontes do BLOG, a negociação com o Hospital IBR vem sendo feitas há alguns dias e até segunda-feira a unidade já deverá estar pronta para atender doentes com coronavírus.

Com a possível contratação do IBR, Vitória da Conquista passará a contar com 50 leitos de UTI destinados ao coronavírus na rede pública. Além dos 20 do HCC, a Prefeitura contratou dez – mais 20 leitos clínicos – do Hospital São Vicente de Paula, da Santa Casa de Misericórdia, e o Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base) disponibiliza dez UTI, mais cinco leitos de enfermaria com respiradores, podendo ampliar.

Os hospitais HCC, contratado pelo Governo do Estado a um custo de R$ 1,556 milhão mensais, por cinco meses, e São Vicente de Paulo, contratado pela Prefeitura por R$ 1,153 milhão, por três meses, devem começar a operar como unidades de referência para a Covid-19 a partir do 1º de maio. Se derem certo as negociações com o IBR, cujos valores ainda não são conhecidos, o hospital deve atender pelo contrato na próxima semana.

A estrutura de saúde que está sendo preparada em Vitória da Conquista visa atender não apenas pacientes do município, mas da chamada Região de Saúde, definida no Plano Estadual de Contingências para Enfrentamento do Novo Coronavírus – COVID-19, compreendendo 19 municípios, com 670.285 mil habitantes, de acordo com dados de IBGE do ano passado. Os pacientes graves serão encaminhados para os hospitais de referência da região a partir da regulação feita em Salvador. No entanto, têm chegado casos de municípios que não fazem parte da Região de Saúde de Vitória da Conquista, que o hospital, por princípio, não pode deixar de acolher.

Por enquanto, sete pessoas estão internadas por causa do coronavírus no Hospital de Base, cinco em UTI e dois no isolamento. Destes, quatro são casos confirmados de Covid-19 e três ainda aguardando resultado do teste. São pacientes de Vitória da Conquista e da região, mas nem o hospital nem a Secretaria de Saúde informaram de onde são moradores.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente