
Os cuidados tomados em Vitória da Conquista pela população e pelos poderes públicos, que ajudaram a manter os números do coronavírus abaixo do registrado pelas principais cidades do Sul da Bahia, além de representarem um alívio para a população local, podem ter passado a serem benéficos também para pacientes de Itabuna e Ilhéus, onde os casos confirmados de Covid-19 explodiram. Até as 17h00 deste quinta-feira (30) os dois municípios haviam registrado 409 casos confirmados, 207 em Itabuna e 202 em llhéus, com nove mortes somadas. Vitória da Conquista manteve-se com 31 casos confirmados e três óbitos.
Ocorre que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) teve dificuldade para montar uma estrutura de saúde de suporte para o coronavírus nas duas cidades. Em Itabuna, o Estado não tem hospital e negociações com a Prefeitura para colocar o Hospital de Base, que é municipal, como referência exclusiva para a Covid-19 não deram certo. Em Ilhéus, o Costa do Cacau, gerido pelo Governo do Estado tem uma enorme demanda regional e também não dá conta. Itabuna e Ilhéus recebem pacientes de uma região que tem mais de 15% dos casos de coronavírus na Bahia. Para piorar, a capacidade hospitalar exclusiva nos dois municípios está quase esgotada, segundo autoridades locais.
A situação indica que pacientes das duas cidades que precisem de internação hospitalar, principalmente de tratamento intensivo, deverão ser direcionados pela Central Estadual de Regulação para a cidade de Vitória da Conquista, onde existem 40 leitos de UTI e 35 de enfermaria disponíveis exclusivamente para pacientes com coronavírus e essa quantidade pode subir para 50 e 45 até o fim de semana, com a possível contratação do Hospital IBR pelo Estado. Isso se dá em razão da situação “tranquila” de Conquista e região. Pelo menos por enquanto.
Como nenhum dos hospitais contratados pelo Estado e pela Prefeitura começou a receber pacientes para os leitos reservados com exclusividade para o coronavírus, apenas o Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base) tem doentes com Covid-19 internados. Lá, são 10 leitos de UTI e cinco leitos clínicos de isolamento dotados de respiradores, até o fim da tarde desta quinta-feira metade da UTI estava ocupada e no isolamento estavam dois pacientes.
O BLOG procurou a assessoria de Comunicação da Sesab para obter mais informações sobre o assunto. Perguntamos se os primeiros pacientes do HCC, cujo contrato vale a partir deste dia 1º de maio, serão do sul da Bahia. A assessoria respondeu que não tem como confirmar, pois a decisão caberia à regulação. Quisemos saber se o secretário não tem poder de decisão neste caso. A resposta:
“Veja, pacientes são regulados mediante alguns critérios: disponibilidade de leito para o perfil do paciente, gravidade e especialidade. A Central de Regulação busca o recurso apropriado nais próximo para o paciente. No caso de cirurgia cardíaca pediátrica, por exemplo, apenas os hospitais Santa Izabel, Martagão Gesteira e Ana Nery (todos em Salvador) e o Hospital da Criança (Feira de Santana) realizam o procedimento, o que significa que pacientes de toda a Bahia são regulados para essas localidades. Se Conquista tivesse [cirurgia cardíaca pediátrica], por exemplo, pacientes de Porto Seguro, Ilhéus, dentre outras regiões mais próximas daí, seriam transferidos para essa localidade. Sempre será uma decisão técnica dos médicos da Central Estadual de Regulação”.