Vitória da Conquista | Vereador Valdemir Dias afirma ser contra reabrir comércio agora

Citado em matéria do BLOG sobre posicionamento de vereadores em favor da reabertura das lojas fechadas por força de decreto da Prefeitura de Vitória da Conquista, como medida para tentar evitar a proliferação do novo coronavírus, o vereador Valdemir Dias (PT) disse que as palavras dele foram descontextualizadas e que não é a favor da reabertura do comércio neste momento, embora esteja preocupado com os efeitos econômicos da suspensão da atividade, com prejuízos para comerciantes e o aumento do desemprego.

A matéria destaca os vereadores que defendem o retorno do funcionamento do comércio, usando argumentos como flexibilização, reabertura gradativa ou, simplesmente, abrir todas as lojas de uma vez. Neste time estão os vereadores David Salomão (PRTB), pré-candidato a prefeito, Pastor Sidney Oliveira, do Republicanos e Rodrigo Moreira (PP). Entre os que falam em medida gradual enfileiram-se o vereador Coriolano Moraes e Fernando Jacaré, ambos do PT. Valdemir diz que não é bem assim.

“Na condição de vereador, eleito pelo povo, entendo e me solidarizo com a preocupação dos comerciantes de Vitória da Conquista que estão, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), com suas lojas e/ou estabelecimentos fechados. Mas é preciso cautela. Não podemos arriscar e reabrir o comércio nesse momento”, afirmou Valdemir.

Ele ressalta que especialistas têm dito que maio poderá ser o período mais crítico de transmissão e estudos recentes já mostram Vitória da Conquista em sexto lugar entre os dez municípios em situação crítica para o enfrentamento dessa pandemia e isso reforça que é preciso o máximo de cautela. “Precisamos escutar a ciência e aprender com os exemplos positivos e negativos.  Em Blumenau, munícipio de Santa Catarina, houve o aumento de 173% dos casos de Covid-19 após a reabertura do comércio. Não queremos que aconteça o mesmo em Conquista”, alertou o parlamentar.

Valdemir Dias diz que A preocupação com a questão econômica é pertinente, por isso é preciso que os governos municipais, estaduais e federal tomem medidas eficazes que minimizem os efeitos da crise causada pela pandemia. “No dia 26 de março, enviei à Prefeitura um conjunto de propostas nesse sentido, incluindo o pedido de suspensão de algumas cobranças às pequenas empresas de serviços de comércio. O poder público deve, principalmente nesse momento, proteger a população em geral e, em especial, os mais vulneráveis”, aponta.

Para o vereador petista, a situação exige que a discussão não seja partidarizada, por isso ele se colocou à disposição para colaborar com o governo municipal, mesmo sendo de oposição. “Mas não observamos a mesma atitude do senhor prefeito Herzem Gusmão. Além de tentar provocar embate com o Governo do Estado, atrapalhando medidas em conjunto, a Prefeitura tem priorizado demandas não urgentes”.

Valdemir Dias garante que trabalha em busca de soluções e medidas que possam ser aplicadas para minimizar os efeitos da crise do coronavírus em Vitória da Conquista, além de fiscalizar os atos da administração municipal. “Como é de conhecimento da grande maioria, o governo municipal recebeu R$ 7 milhões do Governo Federal e emendas parlamentares para o combate a pandemia. Cobramos a transparência na aplicação desse recurso, visto que deve ser de uso exclusivo ao enfrentamento ao coronavírus”, finalizou o vereador.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente